O perigo do álcool para menores
6 de fevereiro de 2017
Alexandre de Moraes é o novo ministro do Supremo
6 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Central de atendimento do Ipesaude será modernizada

As primeiras providências foram as reinaugurações das unidades do interior

Durante anos, a marcação de exames e consultas foi um dos grandes gargalos das gestões do Ipesaude. O diretor presidente, Christian Oliveira, assim que assumiu a pasta, recebeu do governador Jackson Barreto a missão de resolver de vez esse problema. “ Esse é um desafio diário pois a demanda é muito alta. Nós recebemos mais de mil usuários por dia em média”, explica Christian. As primeiras providências foram as reinaugurações das unidades do interior do Estado em Itabaiana, Lagarto e Propriá. “Essas unidades possibilitaram mais agilidade na marcação, as pessoas dessas regiões não precisaram mais vir a Aracaju apenas para marcar os exames e consultas. Isso passou a ser feito próximo de casa. Em 2018 vamos inaugurar duas novas unidades regionais: Nossa Senhora das Dores e Estância”, explica.

Com as unidades do interior em pleno funcionamento, houve a necessidade da unificação dos horários de marcação. “ Para que nenhum usuário ficasse em desvantagem, nós unificamos o horário de todas as unidades do Ipesaúde. As senhas passaram a ser entregues as 06h00 e as marcações a partir das 07h00 em nosso sistema. Além disso, dividimos a marcação por dias da semana. Foi uma forma de reduzir o tempo e as filas”, detalhou Oliveira. Segundo a coordenadora de atendimento do Ipesaúde, Janaina Mendes, o tempo de espera dos exames e consultas reduziu bastante. “ Já teve época do usuário esperar três a quatro meses por um exame ou consulta, hoje conseguimos marcar com um mês ou menos, e nossa meta é reduzir ainda mais esse tempo de espera”, diz. A professora Gisele Silva diz que já passou uma tarde inteira para marcar seu atendimento, “ mas hoje o máximo que eu fico é uma hora e uma hora e meia”, comenta.

Ressonâncias Magnéticas

Na maração de exames, outra medida buscou reduzir filas e tempo de espera foi a descentralização da marcação de ressonãncias. “ Desde o mês de novembro, as ressonâncias magnéticas podem ser solicitadas diretamente nas clínicas credenciadas, assim, o paciente não enfrenta mais a fila na central de atendimento. Mas para marcar a ressonância, é preciso seguir alguns critérios médicos e é exigida a solicitação do exame legível, um relatório médico legível e justificado, que traga dados relevantes da história clínica e do exame fisico, hipótese diagonóstica e CID-10, além dos exames prévios. As informações são necessárias pois a perícia médica não é pericial”, explica Christian. Somente no mês de janeiro foram distribuídas 20.817 senhas de atendimento para exames e consultas em todo o estado.

Nova Central

A partir do mês de junho deste ano, com previsão de seis meses, será construída no Ipesaúde a nova central de atendimento, com entrada independente pela Rua Campos. Atualmente o acesso se dá por dentro da sede com saída pela Rua Duque de Caxias“ O objetivo é ampliar o atendimento e humanizar o setor, a atual central tem 300 metros quadrados e a nova terá 400 metros quadrados, vinte guichês e cento e quarenta e cinco lugares para espera com uma estrutura bastante moderna, nos padrões das grandes clínicas do país”, informa a arquiteta responsável pela obra, Fabrícia Maia. O investimento na obra utltrapassa os R$ 500.000,00 em recursos próprios do Ipesaúde.

Fonte/Ascom do Ipesaúde (Crédito/André Moreira)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *