Edise lança mais uma edição da Revista Cumbuca
9 de janeiro de 2018
A cor do desemprego
10 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Carreta com cerveja é apreendida pelo Fisco de Sergipe

O motorista da carreta disse que estava levando a cerveja para Salvador

Auditores fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) flagraram nesta terça-feira, o transporte irregular de uma carga de cerveja em uma carreta tipo baú que transitava pela divisa Sul de Sergipe, município de Cristinápolis. O motorista do veículo prestou informações desencontradas sobre a origem, destinatário e documentação fiscal dos produtos transportados.

Na abordagem do Fisco, o motorista alegou que não possuía as notas, fato registrado pelas equipes de fiscalização, motivando a retenção da mercadoria. Em seguida, o veículo foi escoltado até uma das unidades de depósito da Sefaz para proceder o descarregamento. Posteriormente, o motorista alegou que a carreta foi carregada no último sábado, no estado da Paraíba – onde a cerveja foi adquirida – e teria como destino Salvador, apresentando neste momento vários cupons fiscais sem que justificasse, de forma precisa, o motivo de não ter apresentado a documentação no momento da abordagem.

Na apuração do volume transportado, foi estimado um carregamento de quase 80 mil latas de cerveja, sendo toda a mercadoria avaliada em aproximadamente R$ 213 mil. De acordo com a equipe de auditores fiscais, há indícios de fracionamento da compra para burlar o pagamento do imposto. A suspeita é da prática de efetuar inúmeras compras com valores baixos para indicar venda a consumidor final, embora os indícios apurados pela fiscalização sejam de operação comercial com a finalidade de revenda.

A mercadoria permanece retida pela Sefaz até que o proprietário ou responsável por ela se apresente e efetue o pagamento dos impostos devidos, acrescentados de multa em função da infração grave cometida.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *