24% dos bares e restaurantes operam no “vermelho”
16 de outubro de 2023
Em dois anos a China comprou 71 mil jegues à Bahia
16 de outubro de 2023
Exibir tudo

Canoa cheia pode ser um problemão para os governistas

Por Adiberto de Souza *

Ao contrário da oposição, carente de bons quadros para disputar a Prefeitura de Aracaju, o lado governista se assemelha à uma canoa cheia. Se de um lado falta gente com musculatura política para a disputa majoritária, do outro sobre postulantes à sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Tomara que os comandantes da embarcação situacionista consigam manter a calma entre seus marujos até as convenções de 2024, pois muita euforia fora de hora pode colocar tudo a perder. Com a canoa tão cheia de pretendentes à Prefeitura, Edvaldo e o governador Fábio Mitidieri (PSD) vão precisar de muita perícia no manuseio do timão para vencer as turbulências rio abaixo. Basta uma pequena desavença entre os marinheiros para virar a embarcação, transformando a sonhada vitória nas urnas, num grande naufrágio eleitoral. Aliás, há quem garanta que quando 2024 chegar, alguns tripulantes da canoa governistas se lançarão n’água em direção ao barco da oposição. Marminino!

Audiência pública

“Dilemas, desafios e perspectivas para implementação de políticas públicas de saúde mental no município de Aracaju”. Esse é o tema da Audiência Pública que acontece hoje na Câmara Municipal. Organizado pela vereadora Sônia Meire (Psol), o evento vai reunir representantes de secretarias municipais, dos movimentos sociais e sindicais e a população. O enfraquecimento da Rede de Atenção Psicossocial e das políticas de acolhimento humanizadas para pessoas em sofrimento mental também será debatido. Participe!

Comida de graça

Para comemorar o dia da alimentação saudável, celebrado hoje, o MST vai distribuir alimentos saudáveis com moradores dos bairros dois bairros Santa Maria e Santos Dumont, em Aracaju. Segundo José Roberto, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, as famílias serão beneficiadas com os alimentos doados pela produção da agricultura familiar do MST em Sergipe. “O nosso objetivo com essa importante ação de solidariedade é mostrar para a sociedade que temos como acabar com a fome. Basta o governo fazer a reforma agrária”, frisa Roberto. Então, tá!

Novo estádio

Em breve, Itabaiana ganhará um novo campo de futebol. Em fase de construção pela Prefeitura, o Estádio Municipal Francis de Andrade visa incentivar os jovens talentos da região agreste. Segundo o prefeito Adailton Sousa (PL), esse projeto vai concretizar um sonho antigo de todos os itabaianenses. “A construção deste moderno estádio não é apenas uma conquista para o presente, mas também um investimento no futuro de Itabaiana”, discursa o gestor. O radialista Francis de Andrade morreu em 2021, vítima da covid-19. Além de comunicador, ele foi vereador em Itabaiana. Ah, bom!

De olho em 2024

O MDB velho de guerra projeta apresentar cerca de 15 candidatos próprios às prefeituras sergipanas. Após ter mergulhado no ostracismo político nos dois últimos pleitos, o partido está se organizando e garante que participará de 30 disputas majoritárias com filiados ou aliando-se a outras legendas. Sob o comando do senador Alessandro Vieira, o MDB também deverá apresentar candidatos às câmaras na maioria dos municípios. Aguardemos, portanto!

Intolerância em alta

Enquanto igrejas católicas e evangélicas se espalham por Sergipe, centros afrodescendentes estão reduzindo suas atividades, se transferindo para áreas menos povoadas ou fechando as portas por conta da intolerância religiosa. Isso mostra como ainda é forte a intolerância religiosa, apesar de a Constituição Brasileira deixar claro ser este um país laico, que respeita todas as manifestações dos credos religiosos e da fé. Só Jesus na causa!

PT contra PT

Alguns petistas da Barra dos Coqueiros não engolem a decisão do senador Rogério Carvalho (PT) de apoiar a reeleição do prefeito Alberto Macedo (MDB). O distinto, porém, garante que não mudará de posição, pois teve o apoio irrestrito do emedebista em 2022, quando disputou o governo de Sergipe. Ademais, naquele pleito estadual, o advogado Danilo Segundo, pré-candidato a prefeito da Barra pelo PT, nem era filiado ao partido da estrelinha, coisa que só fez este ano, após a eleição do presidente Lula da Silva (PT). Crendeuspai!

Abaixo o preconceito

As mulheres negras são o principal alvo de comentários depreciativos nas redes sociais. Estudo feito pelo pesquisador e PHD em Sociologia Luiz Valério Trindade, mostra que entre os que disseminam intolerância racial, 65% são homens na faixa de 20 e 25 anos. Já 81% das vítimas de discurso depreciativo são mulheres negras entre 20 e 35 anos. As principais vítimas de agressões na internet são médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras negras. Home vôte!

Síndrome de Odorico

Desde o sucesso da novela “O Bem Amado”, há quase 50 anos, nenhum prefeito se dispôs a construir cemitério em Aracaju. Tiveram medo de repetir a saga do personagem central da trama global, prefeito Odorico Paraguaçu, o primeiro defunto enterrado no cemitério construído por ele na imaginária Sucupira. O último campo santo edificado em Aracaju foi o Colina da Saudade, em 2003, e assim mesmo pela iniciativa privada. O superlotado “São João Batista” foi construído na década de 60, pelo então prefeito Conrado de Araújo (PTB). Será que em 2024 algum candidato à Prefeitura vai prometer um cemitério novo à capital sergipana? Misericórdia!

Show de demagogia

Já notaram como nossos políticos voltaram a fazer uma boquinha nos restaurantes populares de Aracaju? De uns tempos pra cá, a coisa mais natural é encontrar os distintos e as fidalgas encarando um prato de cuscuz com ovos, macaxeira com carne cozida, rabada, pastel e o diabo a quatro. É um verdadeiro desfile de demagogia pelos mercados e feiras livres da capital sergipana. Esse despojamento dos políticos tem um motivo: a proximidade das eleições municipais. Pela disposição dos ilustres, todos vão ganhar uns quilinhos até as eleições de 2024. Arre égua!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 13 de janeiro de 1951.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *