Covid-19 mata mais seis pessoas em Sergipe
20 de maio de 2020
São João em Aracaju será na segunda-feira que vem
21 de maio de 2020
Exibir tudo

Canindé de São Francisco cresce e Monte Alegre fica menor

Os eventos políticos em Canindé estavam contribuindo para a propagação da Covid-19

Canindé do São Francisco e Monte Alegre de Sergipe, ambos no semiárido, tiveram os tamanhos de seus territórios alterados. O primeiro ganhou 51 quilometros quadrados, enquanto o outro perdeu 21 km2.. Segundo Nelson Dias, analista do IBGE no estado, os mapas de outros 16 municípios sergipanos também tiveram mudanças de áreas e limites, porém, praticamente permaneceram do mesmo tamanho porque os ganhos e perdas de território com seus vizinhos equilibraram o resultado final.

Além de Canindé do São Francisco e Monte Alegre, outros oito municípios sergipanos tiveram seus limites revisados para mais ou para menos, enquanto oito permaneceram com as mesmas áreas. Os que sofreram pequenas mudanças territoriais foram Tomar do Geru, Japoatã, Carira, Poço Redondo, Pacatuba, Simão Dias, Cristinápolis e São Francisco. O analista do IBGE afirmou que as revisões dos limites são feitas com base nas alterações realizadas, entre maio de 2018 e abril de 2019, pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e a Assembleia Legislativa.

Continua sendo o menor

Realizada em todo o Brasil, a avaliação territorial também confirmou que Sergipe permanece sendo o menor estado do país em extensão territorial, com 21.925,424 km². O maior é o Amazonas, com 1.559.146,889 km², superando a soma dos territórios das regiões Sul e Sudeste. De acordo com Nelson Dias, a análise sobre os limites territoriais é demorada e criteriosa. “Primeiro fazemos uma avaliação preliminar da situação de cada trecho do limite com base em imagens de satélite. Depois, montamos um banco de imagens para uso off-line em campo e navegamos o tempo todo com GPS integrado a notebooks e tablets”, explica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *