Peixes do Velho Chico
10 de dezembro de 2019
JB de volta ao TCE que o puniu
10 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Itabaiana terá mestrado em Ciências Naturais

Campus Professor Alberto Carvalho homenageia o 1º educador filho de Itabaiana a lecionar na UFS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a abertura do primeiro curso de mestrado acadêmico do Campus de Itabaiana, da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais. O mestrado englobará três linhas de pesquisa: Saúde e Meio Ambiente, Biodiversidade e Meio Ambiente e Ensino de Ciências Naturais. O edital de seleção deverá ser lançado ainda em dezembro de 2019.

“Em linhas gerais, a área de Biodiversidade e Meio Ambiente agrupará projetos de pesquisas que visam o conhecimento da biodiversidade, a conservação de espécies ameaçadas de extinção, uso e ocupação de áreas, recuperação de ambientes degradados, estudo de espécies invasoras e problemas ambientais relacionados, principalmente, ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Este último faz uma ponte direta com a segunda área de concentração da proposta, a área Saúde e Meio Ambiente. Esta área propõe compreender a participação das alterações ambientais, causadas pelo uso indiscriminado de agentes químicos no estado de Sergipe, particularmente no Agreste de Itabaiana, e também no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas”, informa o comunicado divulgado pela coordenação do curso.

“A área de Ensino de Ciências Naturais, agrupará professores de Biologia, Física, Educação, Química e Geografia, com projetos que visam estudar a formação docente em Ciências Naturais, campo que envolve diretamente aspectos da educação ambiental e educação em saúde, também abordado nas duas outras linhas de pesquisa do programa”, complementa o informe.

De acordo com o professor José Ronaldo, coordenador da proposta aprovada, existe a previsão de 20 vagas para ingresso em 2020.1. “Parte das vagas ofertadas serão destinadas a professores e profissionais da saúde do setor público”.

Segundo o diretor do Campus de Itabaiana, professor Marcelo Mendes, “o mestrado em Ciências Naturais representa um grande avanço científico e tecnológico para a região do agreste de Itabaiana, que apresenta grande potencial para o desenvolvimento. Por outro lado, o mestrado acadêmico contribui para ampliação da produção do conhecimento e fortalecimento do campus”.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, “a aprovação consolida a interiorização da Universidade Federal de Sergipe e fortalece a experiência profissional dos pesquisadores envolvidos no programa”.

O Campus de Itabaiana, que leva o nome do professor Alberto Carvalho, já oferta dois mestrados profissionais realizados em rede nacional: o Profletas, um programa presencial que tem como objetivo a formação continuada de professores de Língua Portuguesa da rede pública com ênfase nas séries finais do ensino fundamental (1º ao 9º ano), e o Profmat, que tem como objetivo proporcionar formação articulada com o exercício da docência no ensino básico, visando fornecer ao egresso a qualificação para o exercício da profissão de professor de Matemática. O curso é semipresencial.

(Com informações  e foto do Campus de Itabaiana)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *