Racismo afeta a saúde do nascimento à morte
26 de outubro de 2023
Prefeitura de Aracaju paga salários nesta sexta
27 de outubro de 2023
Exibir tudo

Câmeras inibem em 82% furtos na rede de saúde de Aracaju

Antes das câmeras, um furto era registrado apenas em boletim de ocorrência

Para manter a segurança dos equipamentos públicos municipais, a Prefeitura de Aracaju implementou, em 2018, o sistema de videomonitoramento em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Hospitais Municipais de Pequeno Porte Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Sul), com a finalidade de inibir crimes contra o patrimônio público, mas, principalmente, ofertar segurança aos usuários da rede de saúde da capital. Operacionalizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o sistema alcançou uma taxa de 82% de potencial de furtos evitados, desde a sua instalação.

De acordo com levantamento da GMA, de agosto de 2018 a setembro deste ano, considerando os 57 equipamentos com videomonitoramento – sistema composto por 660 câmeras instaladas -, 143 potenciais furtos foram evitados e 14 pessoas presas em flagrante por furto ou invasão. O sistema de videomonitoramento é operacionalizado pela Centro de Controle Operacional (CCO) e abrange 256 locais estratégicos em toda a cidade, por meio de uma rede de 3.516 câmeras.

“O foco é sempre garantir o acesso à saúde, e isso passa pela segurança, por isso, essa implantação trouxe diversos benefícios aos equipamentos de saúde de Aracaju. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, assegura o bom funcionamento e inibe a ação de criminosos em nossas unidades, garantindo, sobretudo, a segurança dos usuários, mas também dos profissionais. Além disso, a GMA também colabora para o bom fluxo dos atendimentos”, destaca a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Tudo é documentado

Em relatório, o coordenador do Núcleo de Registros e Análise de Informação (Nurai), Lidemarques Menezes de Jesus, afirma que todas as ocorrências em locais monitorados passaram a ser registradas pela Guarda Municipal de Aracaju. “Mesmo que um furto não seja evitado, a situação é documentada imediatamente. Essa mudança substancial aprimorou consideravelmente o processo de notificação, proporcionando dados mais precisos sobre a segurança nas unidades de saúde da cidade”, reforça.

Segundo o relatório do Nurai, a implementação do sistema de videomonitoramento representa uma melhoria significativa na notificação de incidentes nas unidades de saúde, especialmente no que se refere a furtos. Antes da instalação das câmeras, a ocorrência de um furto, geralmente, era registrada apenas em boletim de ocorrência na Polícia Judiciária, sem qualquer comunicação à Guarda Municipal, o que levava à subnotificação nos registros da GMA e à impossibilidade de reunir dados precisos sobre furtos nas unidades.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *