Leia o resumo dos jornais desta sexta
5 de fevereiro de 2016
Governo decreta ponto facultativo na segunda e na quarta de cinzas
5 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Caia na gandaia

O Brasil respira carnaval, festa que começa hoje e só deve terminar na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas. Capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Recife já vivem o clima carnavalesco há dias, mas Aracaju se fantasia a partir desta sexta, para reverenciar o Rei Momo. Blocos organizados e de lambe-sujos vão garantir a animação do período, naturalmente à base de muita ‘birita’ para aquecer os foliões. Portanto, a ordem é cair na gandaia, mas vale à pena ter alguns cuidados para não precisar se explicar em casa na Quarta-Feira de Cinzas. Desarme o espírito, não aceite provocações e evite dirigir após encher a caveira. No mais, é se esbaldar pra valer, porque ninguém é de ferro. Então, alô, alô pessoal do alô, cachaça não é água não, mas não se perca de mim, pois o índio quer apito e o arlequim está chorando pelo amor da colombina. Segundo o pierrô apaixonado, quando a estrela d’alva no céu desponta e as pastorinhas, pra consolo da lua, vão cantando na rua lindos versos de amor, é porque já é Carnaval cidade!

Siri e Aratu

A mariscada vai cair na folia nesta sexta-feira. Daqui a pouco, o bloco carnavalesco “Siri na Lata” desfila pelas ruas do centro de Aracaju, brincando e protestando contra as maldades concebidas pelo governo federal para infernizar ainda mais a vida dos trabalhadores. À tarde, o bloco Aratu Vermelho arrasta o público desde o calçadão da rua João Pessoa até a praça Tobias Barreto. Taí duas boas opções para começar a folia!

Grana presa

O juiz federal Edmilson Pimenta acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou o bloqueio de R$ 5 milhões do FPM destinado à Prefeitura de Aracaju. A decisão também proíbe a municipalidade de gastar com Carnaval, patrocínios e publicidade. Os recursos bloqueados serão usados para pagar dívidas da prefeitura com os hospitais Cirurgia, São José e Santa Isabel, garantindo a continuidade do atendimento aos pacientes custeados pelo SUS. Tá certíssimo!

Bufunfa na conta

Em greve desde ontem, os médicos e demais profissionais da saúde da Prefeitura de Aracaju devem receber hoje os salários de janeiro. Segundo João Augusto de Oliveira, presidente do Sindicato dos Médicos, a paralisação se fez necessária porque a administração do prefeito João Alves Filho (DEM) não honrou o compromisso assumido com a categoria de pagar a folha de pessoal dentro do mês trabalhado. Com o depósito dos salários, é provável que a greve seja encerrada hoje.

Pernas pro ar

O governo de Sergipe decretou ponto facultativo em todas as repartições e órgãos estaduais nas próximas segunda (9) e quarta (10). Terça-feira que vem é feriado de Carnaval. Os serviços emergenciais, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, Samu, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

Líder do Blocão

E o deputado federal André Moura (PSC) foi eleito líder do chamado Blocão, que possui 84 parlamentares dos partidos PP, PTB, PSC e PHS. O grupo é o maior da Câmara Federal, superando as bancadas do PMDB e do PT que possuem, respectivamente, 65 e 62 deputados. Após ter sido escolhido, o sergipano reiterou a postura independente do Blocão e prometeu tomar decisões em sintonia com os anseios do povo. Então, tá!

TRE faz vistorias

Os Cartórios Eleitorais de Sergipe estão vistoriando os locais de votação visando verificar as condições dos prédios a serem usados nas eleições deste ano. Os juízes observam principalmente a acessibilidade do local: “A Justiça Eleitoral tem uma visão inclusiva das pessoas com deficiência”, explica o presidente do TRE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho.

Sufoco

E quem passou o maior sufoco no aeroporto de Brasília foi o ex-deputado federal sergipano Sérgio Reis. Ele e outros 16 passageiros do voo da Avianca foram esquecidos dentro do ônibus que fazia o traslado da sala de embarque para o avião com destino ao Rio de Janeiro. O piloto decolou, e, só depois de algum tempo, uma funcionária da companhia entrou no ônibus para comunicar que as bagagens, pelo menos, estavam voando para o aeroporto de Santos Dumont. Pode, uma coisa dessa?

Substitui JB

O vice Belivaldo Chagas (PSB) assumiu o governo de Sergipe por conta da viagem do titular Jackson Barreto (PMDB). Chagas comandará o Estado até domingo da semana que vem, quando JB deverá retornar do cruzeiro que fará pelo Atlântico durante o Carnaval. Na segunda-feira (15), um dia após reassumir, Jackson prestigiará a abertura do ano legislativo da Assembleia.

Ficou pra depois

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe preferiram deixar para depois o julgamento da proibição de prefeituras em débito com os professores promoverem Carnaval. A decisão tomada monocraticamente pelo presidente do TCE, Clóvis Barbosa, alcançou 53 prefeituras sergipanas. Antes de a cautelar ser votada, a CUT solicitou que o Tribunal verifique se, além do magistério, o salário dos outros servidores municipais está em dia.

Cadê o Rei?

Alguém aí sabe quem é o Rei Momo que vai comandar a folia em Aracaju até a Quarta-Feira de Cinzas? Diante do silêncio da Prefeitura, parece que, pela primeira vez na história, a capital não terá o Rei e a Rainha do Carnaval. A não ser que continue valendo o reinado de suas majestades Carlos Alberto Rosa e Ana Carla Santos de Souza. Em 2015, o comerciante e a estudante foram eleitos Rei e Rainha da fuzarca. Veja-os no link abaixo: http://www.institutomarcelodeda.com.br/aracaju-tem-novo-rei-momo-e-rainha-do-carnaval/#jp-carousel-32179

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *