Leia o resumo dos jornais desta terça
5 de dezembro de 2017
Leia o resumo dos jornais desta quarta
6 de dezembro de 2017
Exibir tudo

Caça fantasmas

O Ministério Público de Sergipe desempenha uma missão delicada: caçar os fantasmas que encheram os bolsos de dinheiro público na administração do ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). O MPE já descobriu que no gabinete do demista existiam pra mais de 200 comissionados, muitos dos quais trabalhando simultaneamente em empresas privadas. Somente o ex-vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) mantinha em seu gabinete 80 comissionados. Foi justamente o tucano quem denunciou que a equipe de João Alves só queria roubar a Prefeitura. Arre-égua! No curso dessa missão fantasmagórica, a presidente estadual do DEM, Ana Alves, foi presa por obstrução de justiça. Também existe a expectativa de outras figuras passarem uma temporada vendo o sol nascer quadrado. Só com o fim das investigações será possível comprovar se Machadão falou a verdade sobre a sanha criminosa dos auxiliares de João. A operação do MPE, contudo, já permite suspeitar que boa parte da estrondosa dívida de R$ 500 milhões deixada pela gestão de Alves Filho, foi usada para alimentar um desavergonhado batalhão de fantasmas. Cruz credo!

No perguntado

E o desembargador Diógenes Barreto negou o pedido de habeas corpus em favor de Ana Alves, que permanece reclusa no Presídio Feminino de Socorro. Neste mesmo processo, o ex-vice-prefeito José Carlos Machado foi interrogado, ontem, no Ministério Público. Também serão intimados para depor o ex-prefeito João Alves Filho e a irmã dele Marlene Calumby. Misericórdia!

De olho nos corruptos

Cerca de 70% dos casos envolvendo autoridades, em tramitação no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, tratam de crimes relacionados à corrupção. Para reduzir essa vergonhosa estatística, procuradores federais criaram um comitê permanente visando reprimir a corrupção eleitoral em 2018. Eles vão aprimorar a fiscalização de ilícitos eleitorais e atuar de forma estratégica para impedir a prática de crimes durante as eleições. Muito bem!

Somos jovens

Nossos jovens são otimistas, confiam em si, nas suas capacidades e nos seus talentos, mas demandam uma maior confiança da sociedade. É o que mostra a pesquisa “Acreditamos nos jovens”, realizada para a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina. Segundo o levantamento, 77% lamentam a exigência de experiência anterior; 69% reclamam da falta de oportunidades; e, para 68%, há falta de confiança na sua geração.

Corda bamba

O deputado estadual Adelson Barreto Filho (PR) pode ser afastado do mandato. Proposto pelo Ministério Público, o pedido de afastamento será julgado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, nesta quarta-feira. Processado sob a acusação de ter se lambuzado com recursos da Câmara de Aracaju, Adelson já foi afastado do mandato, porém conseguiu retornar ao Legislativo por força de uma liminar. O mais interessado na sessão do TJ é o suplente de Barreto, pastor Daniel Fortes (PEN).

Habemus festa

Está decidido: o Réveillon de Aracaju será com muita festa, iluminada por coloridos fogos de artificio. A boa notícia foi dada ontem, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Ele conseguiu o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros. A programação festiva da virada do ano será anunciada amanhã, durante coletiva do comunista. Legal!

Fuleiragem

A regulamentação do trabalho intermitente, modalidade contratual introduzida pela reforma trabalhista, tem gerado críticas do setor de comércio e serviços. Segundo apurou o jornal Folha de São Paulo, a maior polêmica está na contribuição do trabalhador que ganha menos que um mínimo. Se quiser que o mês conte para a aposentadoria, terá de contribuir com o INSS do próprio bolso. Pode, uma coisa dessa?

Saúde falida

E Sergipe ganhou, ontem, mais um enorme espaço negativo na imprensa nacional. O Jornal Hoje, da Rede Globo, denunciou que cerca de 1,2 mil renais crônicos enfrentam sérias dificuldades para fazer hemodiálise nos hospitais públicos. A reportagem mostrou que, de junho pra cá, a situação destes doentes só se agravou. Lastimável!

Bem na fita

Quem esteve em Aracaju foi Marcos Saraiva, o presidente da Juventude Tucana de São Paulo e candidato a presidente da Juventude Nacional do PSDB. Na conversa com o manda chuva do partido em Sergipe, senador Eduardo Amorim, o paulista anunciou que o advogado sergipano Herbert Pimenta será o futuro coordenador jurídico do PSDB Jovem Nacional.

Deus-dará

A bandidagem está deixando com fome os estudantes da Escola Municipal Professora Letícia Soares Santana, na periferia de Aracaju. Para furtar os alimentos da merenda escolar, os ladrões já arrombaram aquele estabelecimento 26 vezes, somente este ano. Sempre que a comida chega, a escola é “visitada” pelos donos do alheio, beneficiados pela total falta de segurança na unidade. Homem, vôte!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *