Sebrae Sergipe promove mais uma Semana do MEI
27 de abril de 2016
Supermercados vedem mais
27 de abril de 2016
Exibir tudo

Caatinga em debate

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, festejado hoje (28), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está realizando em em Aracaju uma agenda especial do projeto “Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe)”. Aberto ontem, o evento segue nesta quinta-feira.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a estrutura de governança ambiental do manejo de terras, para combater os principais fatores da degradação de terras em Sergipe e no Nordeste do Brasil, criando sinergias com os programas e políticas públicas relacionados ao combate à desertificação. O projeto encontra-se em implementação e é fruto de cooperação técnica firmada entre o MMA e o PNUD, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

A agenda foi aberta ontem, com um seminário sobre as ações do projeto e a formalização do seu Comitê Consultivo. A programação do seminário inclui apresentações técnicas sobre o manejo sustentável de terra e o combate à desertificação, ministradas pelo Diretor Nacional do projeto e diretor do MMA, Francisco Campello (representando o Ministério), e por especialistas convidados. Participam do seminário, representantes das instituições parceiras e das agências implementadoras do projeto, e agricultores familiares dos municípios contemplados.

Nesta quinta-feira (28), finalizando a agenda especial, acontecerá a 1ª Reunião Anual do Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente de Combate à Desertificação de Sergipe (GPCD), sob a coordenação do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, com  a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipais e da sociedade civil. O objetivo é debater a importância da atuação do Grupo de Trabalho no combate à degradação da terra e à desertificação, desafios e alternativas.

Sobre o projeto

Durante o projeto “Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe)” serão trabalhados os seguintes temas: planejamento do uso da terra, licenciamento ambiental, adesão ao novo Código Florestal, fortalecimento de capacidades institucionais e adoção de boas práticas de manejo sustentável de terras.

A proposta é divulgar as ações estratégicas desenvolvidas nacionalmente e coordenadas pelo MMA, com participação da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), permitindo que o modelo de governança do manejo sustentável de terras seja disseminado para outros estados, facilitando a aplicação na região do Semiárido brasileiro.

Além dos assentamentos de reforma agrária (Jacaré Curituba, Walmir Mota, Florestan Fernandes) e da comunidade Poço Preto, selecionados para as intervenções, também participam os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes (SE).

O projeto foi estruturado para favorecer o desenvolvimento de ações em cooperação com os diversos atores sociais envolvidos com a questão do manejo sustentável de terras e o combate à desertificação, principalmente, lideranças de comunidades (incluindo jovens e mulheres), associações, cooperativas, trabalhadores da extensão rural, técnicos e gestores de órgãos de meio ambiente e desenvolvimento rural.

A caatinga

A Caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.

Fonte: Ascom/MMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *