Festival de Caranguejo acaba hoje
7 de setembro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta terça
8 de setembro de 2015
Exibir tudo

Bucólico e tranquilo, Inácio Barbosa é bairro gastronômico

Confraria do Cajueiro fica às margens do rio Poxim

Batizado com o nome do fundador de Aracaju, o bairro Inácio Barbosa já pode ser considerado o melhor espaço gastronômico da capital. A seleta freguesia é disputada por restaurantes como o tradicional Al’bar, Confraria do Cajueiro, Seo Inácio Bistrô, Almeida, além do bar da Mangueira, restaurante do Gil, Alface Bar e  Pizzaria Manjericão. Com excessão do Bar da Mangueira, que não serve tira-gosto, os demais oferecem um variado cardápio, que vai da saborosa feijoada a peixada, carnes grelhadas, rabada e carneiro cozido. “O interesse pelo bairro deve-se à excelente localização, à presença de muito verde e à tranquilidade, que propiciam o ar bucólico do lugar”, explica o empresário Álvaro Egerland, do Albar.

 Localizado na zona sul de Aracaju, o bairro Inácio Barbosa tem fácil acesso, estando próximo do centro, de bairros como Jardins, 13 de Julho e Coroa do Meio. É um dos mais bem arborizados da cidade e margeia o Rio Poxim. Funcionando há 28 anos, a Confraria do Cajueiro é o ponto de partida e chegada do passeio aquático ‘Aracaju de Tototó’, que acontece no dia 17 de março como parte das comemorações pelo aniversário da cidade. No cardápio não faltam o arrumadinho, rabada, lombo de panela, carneiro cozido e caldinhos diversos. “Além da boa comida, as pessoas vêm em busca de ar puro e tranquilidade”, revela Paulo Cezar Melo, o simpático Paulinho do Cajueiro.

 Mais conforto

 A chegada de novos restaurantes no bairro estimulou o empresário Bruno Dórea, que promoveu uma reforma na estrutura física do aconchegante Seo Inácio Bistrô, visando oferecer mais conforto à clientela. “Chegamos aqui em 2009 apostando que produtos e serviços de qualidade cativam a clientela. A propaganda de boca a boca ajudou muito na divulgação da casa”, explica Bruno, que se orgulha do cardápio: “A nossa moqueca é disputada, assim como as carnes e peixes grelhados”.

A sombra da frondosa mangueira na praça Monteiro Lobato atrai a comunidade para o bate-papo, enquanto um público composto por artistas, profissionais liberais e jornalistas coloca a conversa em dia no acolhedor Bar da Mangueira, da simpática Angélica. Ela se orgulha em chefiar o primeiro estabelecimento do gênero instalado no conjunto residencial pelo pai José Ferreira, há cerca de 40 anos. “Isso aqui é um paraíso. Onde você encontra uma mangueira desse tamanho para beber na sombra dela?”, pergunta Angélica, aos risos.

 O Albar dispõe de três ambientes. A aprazível varanda principal coberta de piaçava, um bom espaço interno e uma área aberta de frente para a praça Monteiro Lobato, bom lugar para os fumantes. Seu diferencial é o balcão, que permite ao cliente sentar em bancos para um bom drinque. O Albar serve sua tradicional feijoada, carro chefe da casa.

 O mais novo estabelecimento do Ingnácio Barbosa é o Restaurante de Gil, que também serve uma saborosa feijoada a partir da sexta-feira. Alí também se encontra carneiro guizado, sarapatel, galinha caipira, entre outras delicias da culinária sergipana. Sempre alegre, o experiente cozinheiro Gil aceita encomendas para fazer pratos que não estão no cardápio.

 Por Adiberto de Souza 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *