Troca-troca de partidos vai começar esta semana
15 de fevereiro de 2016
Fazenda Boa Luz condenada pela Justiça por maltratar animais
15 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Bombeiros recebem treinamento sobre desfibrilador

Treinamento dos bombeiros ficou a cargo do aspirante BM Roberto Mesquita

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) reuniu no quartel do comando geral, em Aracaju profissionais do serviço operacional para um treinamento sobre a utilização do desfibrilador externo automático (DEA). O aparelho é usado em casos de parada cardiorrespiratória (PCR), diagnosticando e tratando arritmias cardíacas de fibrilação e taquicardia ventricular.

No início deste ano, o CBMSE adquiriu, com recursos próprios, oito aparelhos DEA, resultando em um investimento total de R$ 35,3 mil. Os desfibriladores serão disponibilizados para o serviço diário da corporação, para as ocorrências de atendimento pré-hospitalar.

De acordo com o aspirante BM Roberto Mesquita, que ministrou o treinamento, cada ambulância do CBMSE receberá um desfibrilador. “É necessário que todos fiquem aptos à utilização. Principalmente por conta da nova diretriz de ressuscitação cardiopulmonar, atualizada no final de 2015, que enfatiza a necessidade da utilização do DEA juntamente com as massagens de ressuscitação de vítimas de parada cardiorrespiratória”, diz.

O aspirante Mesquita explica ainda que a maioria dessas paradas tem mais eficiência com a utilização do DEA. “Isso também dá subsídio maior para o acompanhamento clínico do paciente, pois os dados podem ser armazenados e encaminhados ao médico que vai receber o paciente, facilitando o acompanhamento e servindo como melhor delineamento do caso clínico.

Pode se decidir qual a melhor conduta para o caso. A diretriz diz que, em parada assistida, deve-se dar início à utilização do DEA. E o próprio aparelho já diz qual a conduta a ser adotada: choque ou continuação da ressuscitação cardiopulmonar”, ressalta.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *