Adutora rompe e deixa parte do sertão sem água
4 de dezembro de 2019
Nordeste é campeão de casamentos do mesmo sexo
4 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Bombeiros festejam dia da padroeira Santa Bárbara

Santa Bárbara/Yansã é padroeira do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi homenageado na manhã desta quarta-feira, 4, com o Cortejo de Santa Bárbara, realizado pela Associação Luz do Oriente, em celebração ao dia da padroeira dos bombeiros e dos mercados. Foi a 12ª edição da manifestação cultural e religiosa, que é realizada anualmente

Um caminhão de combate a incêndio conduziu a imagem de Santa Bárbara ornada por flores, acompanhando o cortejo religioso desde o Bairro Industrial até o Quartel do Comando Geral do CBMSE, na Rua Siriri, Centro de Aracaju.

O sargento Fernandes agradeceu destacou o caráter eclético da festa: “É uma alegria receber as bênçãos dos Orixás e de Santa Bárbara. Isso reforça em mim a percepção de que somos queridos e respeitados pela nobre atividade que desempenhamos. Gostaria de agradecer a todos os filhos de santo que vêm até aqui trazer boas energias e dizer que sob o nosso lema, ‘Vidas Alheias e Riquezas Salvar’, não cabe nenhum tipo de preconceito”.

A homenagem, acompanhada também por adeptos de outras religiões, além do candomblé e da umbanda, contou com uma apresentação de dança e música no pátio do quartel para reverenciar Iansã/Oyá, orixá das religiões de matriz africana sincretizada com Santa Bárbara, finalizando com a distribuição de acarajés e carurus em frente ao quartel.

A iyalorixá Rita Tassitaô, presidente da Associação, reforçou o papel do evento no combate à intolerância religiosa e para desmistificar o preconceito e discriminação que ainda existe em torno das religiões afro-brasileiras. “Soltamos uma pomba branca pedindo paz, amor e respeito entre as religiões. Esta pomba representa um pedido de fim à intolerância religiosa. Que Santa Barbara proteja a todos nós”, disse a iyalorixá.

Fonte: CBM/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *