Contribuição previdenciária do MEI é reajustada
4 de maio de 2023
Professores voltam a cruzar os braços nos dias 9 e 10
4 de maio de 2023
Exibir tudo

Bolsonaro vive uma maré de sapos

Por Adiberto de Souza *

O capitão de pijama chorou lágrimas de crocodilo ao narrar a inesperada visita matinal que recebeu da Polícia Federal. O antes todo valentão “Johnny Bravo” assemelhava-se a um gatinho desmamado durante entrevista à rádio Jovem Pan. Nem parecia aquele que, sentado na cadeira de presidente da República, desafiou os ministros do Supremo Tribunal Federal a mandarem apreender o seu aparelho celular. Ontem, os agentes da Polícia Federal não apenas apreenderam o ‘Graham Bell’ de Jair Bolsonaro (PL), como o passaporte dele e outras cositas más. Decididamente, o ex-todo poderoso está enfrentando uma maré de sapos dos diabos. Pior é que quando a coisa está ruim, quanto mais mexe mais fede. Pelo andar da carruagem, o futuro do soldadinho de chumbo não será dos melhores. O dito cujo ainda precisa explicar direito sobre o contrabando das valiosas joias presenteadas a ele e a esposa Michelle pela ditadura saudita. Por fim, a CPI aberta para investigar a tentativa de golpe em 8 de janeiro passado, pode ser a pá de cal na vida política do ex-presidente chorão. Cruz, credo!

A lerdeza da Saúde

Alguém precisa dizer aos burocratas da Secretaria da Saúde de Sergipe que as pessoas afetadas pela explosão de uma ambulância em Aracaju não podem ficar desamparadas enquanto se aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros Militar. Ora, é muito bom dizer que lamenta o acidente e coisa e tal. Enquanto a Secretaria, dona do veículo sinistrado, faz de conta que os prejuízos não são dela, os pequenos comerciantes estão com suas lojas abertas e com rachaduras nas paredes. Alô, secretário Walter Pinheiro, se mexa homem de Deus. É para isso também que os sergipanos lhe pagam. Marminino!

Conversa mole

Tudo leva a crer que a próxima reunião entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o sindicato dos professores estaduais não passará de um encontro regado à muita conversa mole. Pelo menos foi o que deixou transparecer o ilustre pessedista. Ao mandar dizer dos Estados Unidos que está aberto ao diálogo, o homem foi logo alertando que o governo não tem dinheiro para fazer qualquer gracinha. Presenteados com o raquítico reajuste salarial de 2,5% e uma esmola de R$ 100, a título de abono, os professores não têm outra alternativa que não seja voltar a conversar com Mitidieri. Devem ter em mente, contudo, que daquele mato não sai coelho, muito menos qualquer percentual para aumentar a merreca já anunciada. Só Jesus na causa!

Golpistas condenados

Durante a sessão que comemorou os 200 anos de criação do Poder Legislativo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), condenou os atos golpistas de 8 de janeiro, executados por “uma horda de extremistas” que precisa responder pelos “atos covardes”. Por sua vez, o senador Rogério Carvalho (PT) disse que o respeito ao Congresso é um dos pilares da liberdade de uma nação: “Devemos muito aos que fizeram e deram origem ao Poder Legislativo brasileiro”. O ex-presidente da República, José Sarney, prestigiou a sessão solene do Senado. Ah, bom!

Perto do sogrão

O advogado sergipano Danilo Segundo (PT) acaba de abrir um escritório em Brasília. O distinto vem a ser namorado de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Reportagem publicada pelo site Metrópoles, informa que o causídico “tem aproveitado a volta do sogro ao poder para ganhar prestígio e ampliar sua rede de contatos na capital federal”. O advogado disse ao portal de notícias que os seus clientes são de Sergipe. Certamente, Danilo abriu o escritório em Brasília só para ficar mais perto do adorado sogrão. Crendeuspai!

Malas prontas

Tem gente apostando um copo d’água, um palito e um guardanapo como a secretária estadual da Mulher, delegada Danielle Garcia, não permanecerá por muito tempo no Podemos, partido que lhe foi tomado pelo ex-deputado federal André Moura (União). O fidalgo aproveitou a fusão da legenda com o PSC, deu um chega pra lá na policial e colocou na presidência da nova sigla o fiel escudeiro Zeca da Silva. Segundo as línguas ferinas, se quiser mesmo disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024, Danielle terá que trocar o endereço partidário, pois o novo Podemos não lhe dará guarida nem a pau. Quem viver, verá!

Forrobodó a caminho

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) anuncia, daqui a pouco, a programação do Forró Caju 2023, principal festa junina de Sergipe e responsável pela atração de grande número de turistas. A festa promete reunir mais de 50 mil pessoas por noite na praça de eventos dos mercados centrais de Aracaju. Artistas locais e de outros estados garantem a animação dos apaixonados pelo bom forró, estilo musical que predomina no Nordeste durante os festejos juninos. Supimpa!

Viva a cultura popular

A Universidade Federal de Sergipe entregou, ontem, o Título de Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres. O evento fez parte das comemorações pelos 55 anos de fundação da UFS. A premiação visou homenagear pessoas que não necessariamente têm titulação acadêmica, mas possuem um conhecimento ancestral passado de geração em geração, além daquelas que se destacam nas artes e cultura popular. Maravilha!

De olho no futuro

O governador interino de Sergipe, Jeferson Andrade (PSD), e um grupo de sete deputados estaduais avionaram para Recife visando conhecer o Porto Digital, um dos mais importantes parques tecnológicos do Brasil, que abriga cerca de 350 empresas voltadas para a tecnologia e inovação. Outras visitas estão sendo programadas, inclusive ao Sapiens Parque, em Florianópolis, o maior do gênero no país. Segundo a Diretoria de Comunicação da Assembleia, há uma disposição dos parlamentares em apoiar o governo estadual e às instituições para que Sergipe se transforme em um polo de tecnologia e inovação. Então, tá!

Me dá um dinheiro aí

Sergipe (0,9%) ocupa a quarta posição entre os estados do Nordeste que mais buscaram por crédito em março passado, na comparação com o mesmo mês de 2022. A primeira colocação é da Paraíba (9,6%), seguida pelo Ceará (6,8%) e o Rio Grande do Norte (2,4%). Esta informação é do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. As linhas de crédito, em sua maioria, não têm sido utilizadas para novos investimentos, mas para fechar as contas no final do mês, auxiliando no funcionamento das empresas. Misericórdia!

Tucano espantado

O senador ex-bolsonarista Alessandro Vieira (PSDB) ficou espantado com a apuração da Polícia Federal sobre a possível falsificação de atestados de vacina por auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entrevistado pelo site Uol, o tucano afirmou ser espantoso que uma comitiva inteira tenha usado documentos falsos para ir aos Estados Unidos: “Só faltou entrar pela fronteira do México. É surreal”, disse. Vieira alertou que em sendo provado que o ex-presidente fez uso de documentos falsos, “estamos falando de um crime com pena de dois a seis anos de reclusão”. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no aracajuano Jornal de Notícias, em 21 de janeiro de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *