Prefeitura alerta para vacinação de crianças de 3 e 4 anos
4 de outubro de 2022
Censo 2022 prorroga a coleta de dados até dezembro
4 de outubro de 2022
Exibir tudo

Bolsonaro ficou sem palanque em Sergipe

Por Adiberto de Souza *

É provável que o candidato Lula da Silva (PT) amplie a já elástica vitória que obteve em Sergipe, domingo passado, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso porque o capitão de pijama ficou sem palanque no estado desde que a Justiça tirou da disputa para governador o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). O distinto foi tornado inelegível após ter sido condenado por abuso de poder econômico e político no pleito de 2018. Os candidatos majoritários Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) querem distância dos bolsonaristas. Isso significa dizer que, se vier a Sergipe agora no 2º turno, o presidente será paparicado por poucos gatos pingados, a maioria derrotada na eleição proporcional. Ao contrário do ainda inquilino do Palácio do Planalto, o “Barba” será bem chegado nos dois palanques que disputam o governo, mas certamente vai querer discursar no reduto do PT, liderado em Sergipe pelo senador e candidato a governador Rogério Carvalho. Home vôte!

Fracasso familiar

Em final de mandato, a senadora Maria do Carmo Alves (PP) não conseguiu eleger nenhum dos familiares. A filha Aninha Alves (UB) obteve apenas 2.892 votos na disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa. O sobrinho Luciano de Menininha (PP) tentou se eleger deputado federal, mas foi votado por 10.192 eleitores, número insuficiente para alcançar o objetivo. A cunhada da senadora, professora Marlene Calumby (Patriota), também concorreu à Câmara Federal, tendo recebido míseros 683 votos. O consolo de dona Maria do Carmo foi a eleição para o Senado do deputado federal Laércio Oliveira (PP), apoiado por ela desde a primeira hora. Aff Maria!

Apoio negado

Ao contrário do que chegou a ser divulgado por aí, o deputado estadual eleito Jorginho Araújo (PSD) não contou com o apoio do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Quem realmente ajudou e muito o novo parlamentar foi o presidente da Câmara da capital, vereador Nitinho Vitale (PSD), que disputou sem sucesso uma cadeira na Câmara Federal. Ao falar sobre o assunto, o ex-deputado estadual Jorge Araújo disse que o filho gostaria muito de também ter recebido o apoio do prefeito, mas infelizmente isso não ocorreu. Jorginho se elegeu para a Assembleia Legislativa com 23.854 votos. Marminino!

Respeitem a história

A assessoria da deputada federal eleita Yandra Moura (UB) tenta apagar a história ao divulgar que os 131.471 votos dados à fidalga representam a maior votação da história de Sergipe. Não é verdade! Em 1982, o ex-governador Augusto Franco (PDS) foi eleito para a Câmara Federal com 102 mil votos, considerada à época a maior votação proporcional do Brasil. Ressalte-se que há 40 anos o eleitorado era infimamente menor do que o atual. Basta recorrer aos percentuais alcançados por ambos para verificar que Augusto Franco teve muito mais votos do que Yandra de André. Enquanto ela foi votada por 11% dos eleitores, a votação do ex-governador representou 34% dos votantes, portanto, mais de um terço do eleitorado sergipano. Misericórdia!

Telefone amarelo

As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) telefonou para Valadares Filho (PSB), candidato derrotado ao Senado, lhe oferecendo novamente aquela carteira profissional novinha pra o indigitado procurar seu primeiro emprego. Em 2018, quando JB e Vavazinho perderam as eleições, respectivamente, para o Senado e o governo de Sergipe, o primeiro encenou uma ligação telefônica ao adversário chamando-o de vagabundo. No pleito deste ano, Jackson voltou às boas com Valadares e até apareceu no programa eleitoral gratuito pedindo votos para o novo aliado. O apoio do ex-governador não adiantou muita coisa. Só Jesus na causa!

Novos nanicos

PTB, Novo, Solidariedade, Pros, Patriota e PSC não conseguiram atingir a Cláusula de Barreira e viraram partidos “nanicos”. Este dispositivo estipula que legendas tenham um mínimo de representatividade na Câmara dos Deputados para continuarem gozando de direitos como tempo de TV e verbas do Fundo Partidário. Neste ano, o mínimo exigido era que um partido obtivesse 2% dos votos válidos para deputado federal em pelo menos nove estados e com ao menos 1% de votos válidos em cada uma das unidades da federação. Havia ainda uma segunda hipótese, que seria eleger pelo menos 11 deputados federais em, no mínimo, nove estados. Danôsse!

Mandatos maiores

A posse do futuro governador de Sergipe será em 1º de janeiro de 2023, mas o mandato terá cinco dias a mais. Isso ocorre por causa da reforma eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em 2021. A emenda constitucional 111, definiu que, a partir de 2027, as posses do presidente da República e dos governadores serão em 5 de janeiro. Segundo o artigo 4º da referida emenda, “seus mandatos durarão até a posse de seus sucessores, em 5 e 6 de janeiro de 2027, respectivamente”. Ah, bom!

Ajudando o amigo

O ex-deputado federal André Moura (UB) vai se incorporar de corpo e alma na campanha do candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Entrevistado pelo portal Fan F1, o mandachuva do União Brasil em Sergipe revelou que não assumirá oficialmente a coordenação da campanha: “Vou ajudar da minha maneira, mas sem título de coordenador. Cada um já cuidou das suas candidaturas proporcionais, agora o projeto é maior, é mais importante”, explicou Moura. Na pré-campanha André anunciou que disputaria o Senado ao lado de Mitidieri, porém foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal e ficou inelegível por cinco anos. Creindeuspai!

Niully indefinida

A advogada Niully Campos (PSTU), candidata derrotada ao governo de Sergipe, ainda não definiu quem apoia agora no 2º turno. Consultada pelo blog Primeira Mão sobre em qual palanque subirá, a ilustre se disse indecisa: “Hoje (segunda-feira), o dia foi sabático rsrs… eu estava exausta. Amanhã iniciarei as avaliações sobre o pleito e projetos futuros. Realmente, ainda não temos definição sobre o segundo turno. Estaremos, com certeza, na campanha de Lula”, frisou. Niully teve 37.366 votos, o que corresponde a 4,93% do eleitorado votante. Então, tá!

Atrás dos eleitores

O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) garante que o eleitor teve clareza de não votar no postulante governista, tendo escolhido ele para representar a oposição e fazer o enfrentamento com Fábio Mitidieri (PSD agora no 2º turno. Convencido disso, o petista promete ir atrás desse eleitorado para votar nele, “para que possamos construir um projeto diferente do que está hoje sendo implantado em Sergipe. Um projeto que envolva as mudanças e que mude a vida das pessoas efetivamente”, discursa. Rogério foi o candidato ao governo mais votado nas eleições de domingo passado. Vixe!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A República, 10 de julho de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. Suyene Correia disse:

    Adiberto, meu caro, adorei as pílulas soltas neste post. Porém, venho aqui corrigi-lo quanto ao partido da candidata Niully Campos que concorreu ao cargo de governadora pelo PSOL e não pelo PSTU, como você citou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *