Covid-19 mata criança de um mês em Sergipe
6 de março de 2022
Sergipe perde e segue na lanterna da Copa do Nordeste
6 de março de 2022
Exibir tudo

Bicicletas antigas desfilam em Aracaju

Antes da pedalada, algumas bicicletas ficaram expostas na Praia Treze de Julho

A bicicleta Olé 70 esbanja charme (Clique na foto para ampliar)

Aracaju foi palco, neste domingo (6), da 2ª Pedalada Urbana promovida pelo Ciclo Caf – Bikes Retrô – um “braço” do Clube de Veículos Antigos de Sergipe (Antigos do Farol). A concentração aconteceu na Praia Treze de Julho e o passeio sobre duas rodas seguiu pelas ciclovias até a Orla de Atalaia. Após uma parada para a hidratação dos ciclistas, o desfile continuou pela nova ciclovia até a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na rodovia Inácio Barbosa.

Lembra da Monareta? (Clique na foto para ampliar)

O Ciclo Caf – Bikes Retrô – surgiu visando resgatar a história ciclística nacional, colocando em evidência uma cultura que estava esquecida pela população. No atual cenário de transportes alternativos, a bicicleta trás o bem-estar e o estilo de vida sustentável para o nosso cotidiano. Cada exemplar carrega consigo uma história. Estando em atividade ou não, este meio de transporte fez parte do desenvolvimento brasileiro.

Cavalinho-de-pau

A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em quem andava  com ela. Em 1855, o ferreiro francês especialista em carruagens, Pierre Michaux, inventou o pedal. Este foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, é considerado a primeira bicicleta moderna.

Esta é a raríssima Bristol 1942, fabricada na Inglaterra, importada para o Brasil e é único exemplar em Sergipe (Clique na foto para ampliar)

A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança. Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante as atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes. (Fonte: suapesquisa.com)

Fundado em 2011

O Clube de Veículo Antigos de Sergipe  (Antigos do Farol) foi fundado em 2011 e é formado por veículos com no mínimo 30 anos de fabricação. Seus objetivos são manter e cultuar a história automobilística nacional e realizar exposições e atividades com os carros clássicos, em configuração de museu itinerante, fomentando e promovendo a cultura local. A ações do clube não possuem fins lucrativos. Atualmente são 95 sócios, sendo que destes, 83 são expositores, proprietários e entusiastas do universo automotivo clássico.

Entre as bicicletas antigas que participaram da 2ª Pedalada Urbana estavam as seguintes:

Bristol 1942 (fabricação Inglesa)
Monark BR-65 (1965)                                                                           – Monark Olé 70 (1970)
Monark Homem 1974                                                                          – Monareta Arco Irís 1986
Monareta 1982                                                                                      – Monark tropical 1992
Monark 10 1982                                                                                    – Monark BMX Acrobike

 

Fonte : CVAS (Fotos: Carlos Armando -CVAS)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *