Petrobras volta a reduzir o preço do diesel
11 de agosto de 2022
Presidenciáveis sem palanque em Sergipe
12 de agosto de 2022
Exibir tudo

BC garante que bancos não perdem dinheiro com Pix

Segundo o Banco Central, com o Pix todos ganham

Não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix. Quem garante é Roberto Campos Neto, presidene do Banco Central. Segundo ele, as instituições financeiras participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento. Além disso, as eventuais perdas de receita nas transações são compensadas pela abertura de novas contas bancárias e pela menor circulação de papel moeda.

“A gente deve, em algum momento, soltar algum tipo de estudo mostrando que essa informação sobre o PIX não pe correta. Você tem uma perda de receita em transferência, mas, por outro lado, novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, o que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, então o transacional aumenta”, disse Roberto Campos.

O presidente do BC ressaltou que os bancos entenderam, no processo de construção do Pix, que o sistema seria de “ganha-ganha”, ou seja, todos os participantes sairiam no lucro, e ajudaram na divulgação da ferramenta. “O sistema foi construído por todo o sistema financeiro. Os bancos ajudaram muito, botaram propaganda bonita, fizeram um marketing muito bom.”

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *