Shopping promove exposição de carros antigos
1 de julho de 2023
Sergipe e Confiança ficam no empate com o ASA e o Ypiranga
2 de julho de 2023
Exibir tudo

Restaurantes têm aumento considerável de empregos

Custos mais altos de mão de obra e de materiais elevaram a inflação de insumos em março

O setor de Alimentação Fora do Lar vem apresentando um crescimento notável no mercado de trabalho, superando as médias gerais do país, de acordo com os últimos resultados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

De acordo com os dados mais recentes, o setor registrou um aumento de 1,2% no número de empregos em um período de 12 meses, enquanto o crescimento geral foi de 0,9% para outros setores.

No entanto, quando comparado ao trimestre anterior, o setor de alimentação e hospedagem (do qual bares e restaurantes representam mais de 90% do volume de empregos) obteve um desempenho ainda melhor, com um crescimento de 1,4%, em contraste com o modesto aumento de 0,2% registrado nos demais setores. Foram 77 mil novos empregos criados desde fevereiro.

Empregos formais

No âmbito do Novo CAGED, que mede somente os empregos formais, foi observado um aumento de 0,36% no número de empregos no mês, em consonância com o aumento geral. No mês, foram criados cerca de 5.600 empregos com carteira assinada no setor.

“Esses resultados demonstram a resiliência e a capacidade do setor de Alimentação Fora do Lar de se adaptar e criar oportunidades de emprego mesmo em um cenário econômico desafiador”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

“Enquanto muitos setores tiveram encolhimento ou andaram de lado, continuamos crescendo. No entanto, esse crescimento pode ser ainda maior, se resolvermos alguns nós que travam o crescimento hoje, como a dificuldade de renegociar dívidas contraídas na crise da pandemia e a falta de crédito junto aos bancos”, completa.

Fonte e foto: Abrasel

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *