Reforma é engodo
5 de junho de 2017
Namorados injetam R$ 11,5 bi na economia
5 de junho de 2017
Exibir tudo

Banco incentiva turismo rural nos estados do Nordeste

Com seus animais exóticos, o Hotel Fazenda Boa Luz, em Sergipe, é um bom exemplo de turismo rural

Para atender a produtores de base agroecológica e orgânica, o Banco do Nordeste está identificando mercados potenciais para atividades de turismo rural. Como financiamento, são utilizadas linhas de crédito como o Agroamigo Mais e o Pronaf Agroecologia.

São passíveis de financiamento atividades como administração de hospedagem e o fornecimento de alimentação em restaurantes e meios de hospedagem, todas no meio rural. Também podem ser contempladas a organização e a promoção de visitas a propriedades rurais produtivas ou inativas de importância histórica, exploração de vivência de práticas do meio rural e exploração de manifestações artísticas ou religiosas no meio rural.

“A realização de turismo em áreas rurais favorece bastante a geração de renda e a ocupação que ajudam muito na sustentabilidade das famílias envolvidas. O desenvolvimento de atividades não agrícolas no meio rural serve para estabilizar a renda das famílias e agregar valor à produção”, afirma o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do BNB, Alex Araújo. Para ele, o setor tem tudo para deslanchar em 2017, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Pesquisa

Segundo a pesquisadora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Maria Odete Alves, autora do estudo “Pluriatividade como estratégia de sobrevivência no Sertão nordestino”, as atividades não agropecuárias entre agricultores familiares, como é o caso do turismo rural, costumam gerar renda superior à das atividades agropecuárias. “Interessante que, mesmo nessas situações, os agricultores se autodenominam agricultores”, observa.

De acordo com Maria Odete, no entanto, ainda não existem números consolidados que possam apresentar uma fotografia do setor. “É uma atividade eminentemente da agricultura familiar, por isso, com baixo potencial de geração de empregos, tendo passado por leve crescimento nos últimos anos”, diz o estudo. O Etene é o órgão de pesquisas do Banco do Nordeste.

Fonte: Ascom/BNB

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *