Leia o resumo dos jornais desta quarta
28 de outubro de 2015
Jovens Vivem perigosamente
28 de outubro de 2015
Exibir tudo

Balões de ensaio

Faltando um ano para as eleições de 2016, os partidos começam os primeiros ensaios para a próxima campanha a prefeito de Aracaju. As principais legendas tentam colocar seus balões no ar, enquanto se esforçam para furar os artefatos adversários ainda na subida. Dizer agora quais experiências sobreviverão até as convenções partidárias do próximo ano é um difícil exercício de futurologia, pois a atmosfera política vive em constantes mudanças. Certo mesmo é que o prefeito João Alves Filho (DEM) e o deputado federal Valadares Filho (PSB) são os balões com melhor performance no momento, porém outros podem surpreender, como Eduardo Amorim (PSC), e até o secretário estadual da Saúde, Zezinho Sobral (PMDB). Tudo vai depender do lado que o vento estiver soprando no primeiro semestre de 2016. Aguardemos, portanto!

Cobrança parlamentar

A bancada governista da Câmara de Aracaju está cobrando agilidade da Assembleia na aprovação do projeto autorizando a licitação do transporte coletivo da região metropolitana. Só na sessão de ontem, cobraram pressa aos deputados os vereadores Adriano Taxista (PSDB), Daniela Fortes (PR), Agamenon Sobral (PP), Valdir Santos (PTdoB) e Agnaldo Feitosa (PR). Todos acham que o governo estadual é responsável pelo “engavetamento” do projeto, visando atrapalhar a implantação pela Prefeitura do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Será?

Queixa religiosa

Na Cúria Metropolitana ninguém esconde a queixa com a descortesia do padre Marcelo Rossi, que esteve ontem em Aracaju para lançar o livro Philia. É que o moço nem avisou aos colegas de batina que estava chegando à cidade e, muito menos, os convidou para a tarde de autógrafos na Livraria Saraiva. Segundo um padre sergipano, esta é a segunda vez que Marcelo Rossi vem a Aracaju e simplesmente desconhece a existência da Cúria.

Intolerância

Aracaju sediará, de 6 a 7 de novembro, o 5º Encontro de Umbandistas de Sergipe. Os participantes vão trocar experiências de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Promovido pelo Centro de Umbanda Caboclo Tupy, o evento acontecerá no Campus III da Faculdade Pio X, localizada na avenida Tancredo Neves. Entre os palestrantes está o famoso Babalawo e professor Ivanir dos Santos. Prestigie!

Saia justa

E a ex-prefeita de São Cristóvão, Rivanda Faria (sem partido), foi constrangida por um cidadão. Enquanto aguardava no aeroporto para embarcar, ela teve que ouvir uma série de impropérios. Ao tempo em que gravava o que dizia, o moço perguntava, em voz alta, se Rivanda já havia devolvido o dinheiro roubado da merenda escolar. Descabriada, a ex-prefeita saiu de fininho e se entocou em algum canto do aeroporto até embarcar. Que vexame!

Fogo de monturo

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa, segue sendo fritado pelos colegas de trabalho. Alguns acham que se ele chegar à presidência da Corte vai inventar moda, agilizar o andamento dos processos e até desmanchar o que está feito. O presidente do TCE sempre foi escolhido por rodízio e, por esse sistema, o próximo será Clóvis. Acontece que alguns conselheiros querem mudar a regra do jogo para colocar Barbosa de escanteio. Aí é desmoralizar de vez o já desgastado Tribunal de Contas.

Sem banco

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) saiu em defesa dos mais de 5 mil moradores de Graccho Cardoso. Eles deixaram de ter qualquer serviço bancários desde o fechamento do Ponto Banese. Agora, quem precisa pagar uma conta ou sacar algum dinheiro tem que ir a Aquidabã ou Glória. O prefeito de Graccho, Cassinho da Quixabeira, se propôs a custear todas as despesas do Ponto Banese, porém a diretoria do banco não aceita reabrir o serviço.

Disputa na OAB

A previsão é que três chapas se inscrevam hoje para disputar o comando da seccional sergipana da OAB. Até as 18h desta quarta-feira, devem ser registradas as chapas encabeçadas pelos advogados Henri Clay Andrade, Rosilene Moraes e Manoel Caccho. O primeiro é apoiado, entre tantos outros, por Cézar e Carlos Britto, Rosilene tem o apoio da atual diretoria e Cacho faz voo solo.

Vida perigosa

Pesquisa mostra que 27,9% dos homens entre 18 e 24 anos e 20,4% das mulheres, na mesma faixa etária, têm comportamento de risco depois beber nas chamadas baladas. A análise foi feita com os jovens depois do binge drinking (tomar quatro ou cinco doses de álcool em poucas horas). Segundo o estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo, após a prática do binge drinking 15,8% dos homens e 9,4% das mulheres fazem uso de drogas ilícitas, enquanto 11,4% dos homens e 6,8% das mulheres assumem um comportamento sexual de risco.

Pague o piso

A Prefeitura de Lagarto foi condenada a reajustar os salários dos professores referentes 2014 e este ano com base no piso da categoria. Na decisão, a juíza de Direito Carolina Valadares Bittencourt manda, entre outras coisas, a Prefeitura pagar as diferenças salariais sobre as férias e terço constitucional, assim como o 13º salário e demais gratificações e adicionais previstos em lei. O prefeito Lila Fraga (PSDB) ainda não disse se vai recorrer contra a decisão da magistrada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *