Aeroporto de Aracaju aumenta o fluxo de passageiros
20 de novembro de 2023
Estudo mostra que os negros são 52% dos empreendedores
20 de novembro de 2023
Exibir tudo

Assembleia e câmaras vão virar palanques eleitorais

Por Adiberto de Souza *

Diferente do que ocorre hoje, quando deputados estaduais e vereadores usam o plenário para discutir os problemas da sociedade, a partir de 2024 as tribunas da Assembleia e das câmaras municipais serão transformadas em palanques eleitorais. Aquele espaço parlamentar será usado para discursos políticos dos deputados e vereadores candidatos. Até as eleições, a maioria dos pronunciamentos proferidos na Assembleia e nas câmaras será de auto-elogio aos oradores e de críticas aos concorrentes destes. O uso da tribuna para fazer campanha deveria ser proibido, pois ao agir assim o legislador beneficia-se da imunidade parlamentar e se utiliza da estrutura do Poder para amplificar suas ideias, numa concorrência desleal com seus adversários sem mandatos. Crendeuspai!

Pobre de marré deci

Sergipe é o estado mais pobre do Nordeste e o quinto do país em petição de miséria. Pelo menos é o que mostra a lista das unidades federativas com maior produção econômica no Brasil. Elaborado pelo IBGE, o levantamento tomou por base o Produto Interno Bruto. Em 2021, o PIB de Sergipe era de R$ 51,8 bilhões, o equivalente a 0,6% da produção do Brasil, colocando a economia sergipana à frente apenas de Roraima (0,2%), Amapá (0,2%), Acre (0,2%) e Tocantins (0,6%). Misericórdia!

Da UFS para a EBC

A diretoria geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) será ocupada pela professora Maíra Bittencourt, da Universidade Federal de Sergipe. Esta informação foi publicada, ontem, pelo jornalista Lauro Jardins no Jornal O Globo. “O posto estava vazio desde que, no mês passado, Jean Lima, que o ocupava, passou dar expediente como presidente interino, logo após a demissão de Hélio Doyle!”, escreveu. Segundo Jardins, Maíra chega ao segundo posto da hierarquia da EBC por indicação do secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, e com a ajuda de manifestações a seu favor de várias universidades federais. Supimpa!

Consciência Negra

Comemora-se nesta segunda-feira, o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Em Sergipe, o Dia da Consciência Negra só é feriado nos municípios de Pacatuba, Japaratuba, Laranjeiras e Carmopólis. Ah, bom!

Sergipe na Irlanda

Os deputados federais Fábio Reis e Katarina Feitoza – ambos do PSD – engrossaram a robusta comitiva enviada à Irlanda pelo governo de Sergipe. Os alegres viajantes avionaram para aquele país visando divulgar junto aos nativos de lá a renda irlandesa produzida por cá. Além dos dois parlamentares, integram a animada caravana Jorge Menezes Teles, secretário do Trabalho e Emprego, Daniele Garcia, secretária de Políticas para as Mulheres, Rafael Melo Tavares, auxiliar de Jorge Teles, Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento, e Jacqueline Barbosa Caldeiras, superintendente da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília e algumas rendeiras. É muita gente pra pouca renda. Marminino!

Privatização condenada

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, se posicionou contra a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Em visita ao sindicato dos trabalhadores daquela estatal, o petista ressaltou que “a água é um bem universal, necessário à vida e à existência humana”. Macêdo disse ainda que, pela sua história como ex-secretário estadual do meio ambiente e recursos hídricos e como idealizador do Projeto Águas de Sergipe, tem posição contrária à privatização da Deso. A ideia do governo de Sergipe é entregar parte da companhia de saneamento à iniciativa privada. Crendeuspai!

Sangue novo no TJ

O governador Fábio Mitidieri (PSB) nomeia, hoje, o promotor Etélio de Carvalho Prado Junior como o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. O ilustre teve o nome escolhido pelo pedessista na lista tríplice eleita pelo Judiciário. O preenchimento desta vaga no Pleno do TJ coube ao Ministério Público do Estado, em conformidade com Quinto Constitucional. Etélio vai assumir a cadeira antes ocupada pelo magistrado Edson Ulisses, que se aposentou ao completar 75 anos de idade. Então, tá!

Imprensa marrom

Já perceberam como alguns veículos de imprensa sergipana se transformaram em simples instrumento de reprodução de releases produzidos pelos órgãos públicos? É deveras lastimável que boa parte da nossa outrora combatível imprensa tenha trocado a dinâmica da apuração dos fatos e as divulgações polêmicas por informações insossas e notinhas bajulatórias, feitas ao gosto do patrão para agradar o governo de plantão e os clientes endinheirados. Quem perde com isso é o povo, pois uma imprensa de araque não possui independência crítica nem liberdade para informar. Só Jesus na causa!

Asa dura

O Aeroporto de Aracaju registrou, em outubro passado, um aumento significativo no movimento de embarques e desembarques de passageiros. Segundo a Aena Brasil, que administra aquele campo de pouso, o crescimento percentual foi de 22,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, atribui os sucessivos aumentos de passageiros aos investimentos feitos pela Prefeitura em melhorias urbanas e na promoção da cidade no mercado turístico. Aff Maria!

Furta-cor

Será que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), aproveitou a estada em Aracaju, sexta-feira passada, para curtir uma praia? Caso tenha feito, retornou à capital baiana ainda mais pardo do que dizia ser, na campanha eleitoral de 2022. Candidato a governador da Bahia, ACM Neto viu a sua popularidade despencar quando anunciou ser “pardo” desde criancinha. Foi o bastante para os adversários o apelidarem de “afroconveniente”. Na época, o concorrente e hoje governador Jerônimo Rodrigues (PT) se solidarizou com os negros da Bahia e do Brasil pelo uso inconveniente da autodeclaração racial de ACM Neto. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 19 de janeiro de 1908.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *