Arcos Dorados é a 2ª melhor empresa para se trabalhar para pessoas com deficiência
15 de abril de 2024
Previsão de chuvas intensas em Sergipe
16 de abril de 2024
Exibir tudo

Assembleia aprova projeto sobre aves da raça Mura

A propositura institui a política estadual de criação e manejo de aves da raça Mura

A preservação da espécie de aves da raça Mura em Sergipe voltou a ser debatida na Assembleia Legislativa. Em 2020, foi publicada no Diário Oficial, a Lei nº 8.657, de autoria do deputado Garibalde Mendonça (PDT), permitido aos criadores, apoio para que possam participar de feiras e exposições, desde que aconteçam em recintos apropriados, a exemplo de sedes das associações, desde que seja feita uma prévia comunicação aos órgãos ambientais competentes, responsáveis pela autorização. A lei também destaca a fiscalização evitando tratamentos inadequados.

Agora, foi aprovado o PL nº 111/2024, também de autoria do deputado Garibalde Mendonça, enfatizando os cuidados com essas aves de combate. De acordo ainda com o Projeto de Lei, são equipamentos necessários à criação e ao manejo de aves da raça Mura: poleiros, ninhos, comedouros e bebedouros. A reprodução das aves dessa raça pode se dar por meio de incubação natural ou artificial. A alimentação deve se dar conforme a fase de criação, tanto em termos quantitativos, como em relação à diversidade de ingredientes.

Criação e manejo

A propositura também institui a Política Estadual de Criação e Manejo de Aves da Raça Mura, no âmbito do Estado de Sergipe, visando diretrizes como : o acesso a água e alimento adequados para manutenção da saúde e vigor das aves; a disponibilização de ambiente adequado para a espécie, com boas condições de abrigo e descanso; a prevenção, o rápido diagnóstico e tratamento adequado de doenças; o estímulo ao comportamento natural da ave, com espaço suficiente, instalações adequadas e companhia da sua própria espécie; a não submissão das aves a condições que as levem ao sofrimento mental.

O Artigo 3º do PL informa que a criação e o manejo de aves da raça Mura em Sergipe, deve ocorrer com instalações das cocheiras/galpões em alvenaria, preferencialmente com gaiolas, passeadores, redondel, pias e armários; além de cama dos apartamentos de acomodação das aves constituída de areia branca, casca de arroz, feno ou maravalha, bem como, qualquer material acessível ao criador que possa manter o interior dos mesmos limpo.

“A nova proposta aprovada por unanimidade nesta Casa, traz complementos à Lei de nossa autoria sancionada em 2020. Com as diretrizes estabelecidas na Política Estadual de Criação e Manejo de Aves da Raça Mura no âmbito do Estado de Sergipe, estaremos contribuindo para a preservação da espécie por meio de cuidados adequados. As raças Mura, justamente por suas peculiaridades tanto genéticas quanto comportamentais, merecem um destaque dentro da avicultura, principalmente pelo fascínio, pela mística e até pelas inverdades que envolvem essas fantásticas aves. Reconhecidas e criadas pelo homem desde a mais remota antiguidade são notórias em virtude de sua rusticidade, força e extrema coragem, além de possuírem uma resistência fora do comum”, observa.

Sobre as aves

Genuinamente nacional, a raça Mura é classificada no Brasil como o verdadeiro galo combatente, após um processo de miscigenação de várias aves trazidas de outros países pelos criadores a exemplo do aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático.

Essas raças combatentes costumam despertar interesse principalmente pelas suas peculiaridades genéticas quanto comportamentais desde a antiguidade. Para se ter uma ideia, já tiveram valor equiparado ao seu peso em ouro durante a época dos marajás na Índia.

No Brasil as primeiras aves de raças combatentes foram trazidas pelos portugueses no início da colonização originárias da Índia. São aves rústicas, de extrema resistência e adaptabilidade aos diferentes climas do país. Paralelamente à criação caseira para ovos e carne, também eram utilizadas em combates e começaram a ser selecionadas para competições e em seguida, exposições.

Genuinamente nacional, a raça Mura é classificada no Brasil como o verdadeiro galo combatente, após um processo de miscigenação de várias aves trazidas de outros países pelos criadores a exemplo do aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático.

Em Sergipe são cerca de 500 criadores cadastrados na Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura em Sergipe. Apesar da luta pela preservação do galo Mura, os criadores enfrentam o preconceito de que os animais só servem para o combate, sem levar em consideração a preservação histórica e cultural do material genético das aves Mura atendendo aos princípios do bem-estar dos animais de acordo com a Constituição Federal.

Fonte : Alese (Foto: divulgação)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *