Juiz João Hora é eleito desembargador por antiguidade
29 de novembro de 2023
Tribunal de Justiça empossa o desembargador Etélio Prado Junior
29 de novembro de 2023
Exibir tudo

As mulheres são maioria entre os pescadores de Sergipe

A presença da mulher na pesca deve ser cada vez mais incentivada

Em Sergipe e em outros quatro estados brasileiros as mulheres pescadoras são maioria: em Sergipe 62% dos pescadores profissionais são mulheres. No Maranhão elas representam 56%, em Pernambuco, 55%; na Bahia, 68%; e em Alagoas, 58%. O Brasil tem mais de 1 milhão de pescadores profissionais, sendo que 49% deles são mulheres.

Tatiana do Carmo Queiroz, de 39 anos de idade, herdou a profissão da mãe. Seja sob o forte calor do sol ou durante a escuridão da noite, a disposição para pegar peixes é a mesma. “O que eu gosto mesmo de fazer é pescar. Não importa onde o peixe está, eu estou indo atrás. E comigo não tem hora. Onde tem peixe, de dia ou de noite, eu estou dentro do rio. É a própria Tatiana que conduz o pequeno barco e lança sua rede nas águas, uma tarefa que nem todos encaram devido à dificuldade na execução simultânea dos procedimentos.

“Além de serem 49% dos pescadores profissionais do país, em cinco estados, as mulheres sobrepõem os homens, o que mostra que a presença da mulher na pesca é muito forte e deve ser cada vez mais incentivada. Esse protagonismo da mulher é muito importante”, avaliou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Carteirinha do pescador

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele lembrou que os dados se referem a pescadores com o chamado Registro Geral do Pescador. “Traduzindo pra que todo mundo possa entender: a carteirinha do pescador”.

“O pescador legal, o pescador que vive da pesca tem essa preocupação [com a fiscalização]. Ninguém mais tem tanto interesse nessa preservação do que o pescador, que vive da pesca. Ele precisa ter esse cuidado”, destacou.

“A gente tem estreitado laços com organismos que promovem essa fiscalização pra fazer isso de forma que haja participação e compreensão grande dos trabalhadores”, disse. “Essa é uma ação prioritária para o nosso governo. Tenho muito convencimento de que vamos avançar bastante nas ações que promovem essa preservação”, concluiu.

Fonte: Agência Brasil (Foto:GEA)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *