Adutora rompe e deixa sem água 70 mil pessoas no semiárido
28 de abril de 2023
Produtor de camarões tem viveiros interditados
28 de abril de 2023
Exibir tudo

Aracaju vai ganhar 2,5 mil novas árvores agora em 2023

A arborização da cidade carrega vários aspectos positivos

Visando à expansão da área verde da cidade, para que ela se torne cada vez mais sustentável, a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju mantém um trabalho contínuo de produção de mudas no Horto Municipal, localizado no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). As mudas produzidas são direcionadas tanto para a arborização e paisagismo de áreas públicas, a exemplo de praças, ruas e avenidas, bem como para doação à população. Para este ano, a administração municipal fará o plantio de 2.500 árvores.

Entre os meses de janeiro a março deste ano, a Sema realizou a produção de 6.801 mudas, sendo 981 florestais, para a arborização da cidade; 536 medicinais, para doação à população; e 5.324 ornamentais, utilizadas especificamente no paisagismo da capital. Ao longo deste ano a Secretaria fará o plantio de 2.500 árvores.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, a arborização da cidade carrega vários aspectos positivos para a população e o meio ambiente. Além de proporcionarem melhorias para o paisagismo da cidade, as árvores também auxiliam diretamente nas condições de sobrevivência da fauna local e são fundamentais para a redução dos efeitos climáticos.

“Hoje, temos uma cidade viva, com diversos pássaros que há alguns anos não podíamos avistar e hoje avistamos. É a natureza presente na vida das pessoas, causando satisfação para quem vive em Aracaju. As árvores têm um aspecto muito relevante na arborização que diz respeito à sustentabilidade, com a sua característica de sequestro de carbono. Quanto mais árvores, mais contribuição delas para captar carbono e reduzir o efeito estufa local, fazendo com que a cidade tenha um clima mais ameno ao longo do tempo. Essa é uma realidade permanente em todo o país, e dentro de toda essa filosofia o plantio de árvores é uma das ações que a cidade pode ter para mitigar os efeitos do aquecimento global”, explica o gestor.

Em conformidade com a Política Municipal de Arborização de Aracaju, a Sema realiza um planejamento anual, a partir do qual identifica as ruas, praças e avenidas dos bairros da cidade que irão receber as mudas. Como a melhor época para a implantação é correspondente à estação chuvosa, o plantio esse ano foi iniciado no mês de março, quando as precipitações passaram a ocorrer com maior frequência na capital. Em seguida, será iniciada a irrigação e os devidos cuidados para acompanhar o desenvolvimento das mudas até que estejam em plenas condições de sobrevivência sem a necessidade da interferência humana.

Convênios

Atualmente, a Prefeitura de Aracaju conta com dois convênios para o aporte de recursos financeiros destinados à ampliação da cobertura e quantidade da arborização urbana. Um deles foi celebrado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo da Defesa e Direitos Difusos (FDD), para a realização de projetos do Planejamento Estratégico da administração, que inclui o plantio de 20 mil mudas.

Outro convênio foi firmado com o Ministério do Meio Ambiente, a partir de emenda parlamentar. Esta parceria garantiu a expansão da unidade produtiva do Horto Municipal, com a construção de uma nova estufa para a produção de 10 mil mudas e o plantio de 2.500 árvores.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *