Sergipano é convocado para Seleção Brasileira de Karatê
27 de março de 2023
Prefeitura de Aracaju paga a folha salarial na quinta-feira
27 de março de 2023
Exibir tudo

Aracaju supera a meta nacional de vacinação contra a pólio

O sucesso da vacinação é resultado de ações da Prefeitura para estimular a imunização

Aracaju atingiu 97% da população de menores de 1 ano a 5 anos com a vacina contra a poliomielite. Esse resultado é superior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que preconiza 95% do público-alvo, e é baseada em registros do Prontuário Eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O público vacinável contra poliomielite é de 32.464 crianças. Foram imunizadas 31.648.

De acordo com a secretária muncipal da Saúde, Waneska Barboza, a cobertura vacinal contra a poliomelite alcançada pela capital sergipana é resultado de ações da Prefeitura de Aracaju para estimular a vacinação, como a oferta de vacina nas escolas das redes municipal e particular; em pontos montados nos shoppings e em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
“Temos um programa de vacinação focado no usuário, em facilitar o acesso ao imunizante. Desenvolvemos estratégias de forma constante para elevar a taxa de imunização das vacinas de rotina não somente nas campanhas. No caso da pólio, focamos nas ações fora da Unidade, em escolas e shopping, para atingir a meta”, disse a secretária Waneska Barboza.

Vacinação contra poliomielite

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada, e pode causar paralisia. A imunização da poliomielite está disponível para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *