Dom João Costa fala sobre a Campanha da Fraternidade
24 de fevereiro de 2022
Receita anuncia novidades na declaração do IR
24 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Aracaju traça estratégias preventivas para período chuvoso

Segundo Edvaldo, a cidade precisa se antecipar com medidas preventivas

Preparar Aracaju para que enfrente o período chuvoso, previsto para iniciar no mês de março, com efetividade. Esta foi a pauta da reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), nesta quinta-feira (24). No encontro, em que foi apresentado o Plano de Contingência do município para 2022, o gestor da capital destacou os bons resultados alcançados nos anos anteriores, a partir de ações integradas entre as secretarias, mas ressaltou que, diante das situações adversas registradas em outras cidades do país, “é necessário que a cidade se antecipe, com medidas preventivas”.

Ao apresentar o Plano de Contingência, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, ressaltou que o planejamento da capital possui respostas “muito boas, sobretudo durante as chuvas”. Ele enfatizou a importância da somação de esforços entre os órgãos públicos municipais para a dinâmica do trabalho e frisou que esta ação integrada é fundamental para os bons resultados obtidos.

O major também expôs os números registrados nos últimos três anos com relação às chuvas na capital. Segundo Silvio, foram registrados, em média, 1.800 mm de chuvas nos anos 2019, 2020 e 2021, um volume acima da média histórica que é de 1.300 mm. De acordo com ele, a previsão para este ano é que o município supere a média novamente, registrando 1.800 mm. “O período de chuvas mais intensas ocorre, geralmente, entre abril e julho, conforme levantamento que fizemos sobre as precipitações na cidade, nos últimos 90 anos”, completou.

Ações preventivas

Durante a reunião, os secretários apontaram o que já vem sendo feito e o que está planejado nas ações relacionadas à prevenção das chuvas. O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, informou que, somente em 2022, o órgão já realizou 14 intervenções mecanizadas e 20 manuais nos canais da cidade. Ele enfatizou também que “hoje, toda a programação de limpeza dos canais segue um planejamento, não é feito de maneira aleatória, mas considerando a necessidade, condição de cada canal e outras características das localidades”. Ele acrescentou que as equipes se manterão de plantão no Carnaval, caso ocorram chuvas.

Da mesma forma, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, relatou que a empresa tem realizado estudos sobre obras necessárias para a contenção de alagamentos e de problemas em determinadas regiões da cidade. Ferrari também citou o projeto de desassoreamento do Rio Poxim, para o fim dos alagamentos no bairro Jabotiana, para o qual a administração já busca financiamento junto ao banco do Brics.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *