Aracaju já teve um relógio batizado de Tô Doidão
17 de dezembro de 2023
Furto de cabos elétricos deixa Cristo Redentor às escuras
18 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Duas árvores de Aracaju são patrimônios históricos

A mangueira tem mais de 100 anos de idade

O cajueiro empresta a sua sombra ao tradicional Bar da Confraria

O cajueiro e a mangueira localizados, respectivamente, nas Praças Monteiro Lobato e dos Nacionalistas, no conjunto residencial Ignácio Carbosa são considerados patrimônio histórico de Aracaju. O tombamento das duas árvores aconteceu em 2017 quando na gestão anterior de Edvaldo Nogueira (PDT), atual prefeito da capital sergipana.

A iniciativa para o tombamento dessas duas árvores se deu objetivando oferecer uma garantia a mais de proteção para aqueles indivíduos arbóreos. Ter um decreto que garanta que à mangueira e ao cajueiro possuem uma importância histórica para o local é o reconhecimento ambiental e patrimonial oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria do Meio Ambiente. É nítida a sua relevância ambiental para toda a nossa capital e, principalmente, para os moradores do bairro Inácio Barbosa.

A mangueira, de acordo com moradores mais antigos da região, tem mais de 100 anos de idade, enquanto o cajueiro deve ter cerca de 70. A primeira árvore faz uma generosa sombra no bar de Angélica, antiga moradora do Ignácio Barbosa. A empresária conta que na época de “seo Ferreirinha”, pai dela, a copa da mangueira era muito maior do que é hoje. Já o cajueiro empresta a sua sombra ao tradicional Bar da Confraria.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *