Este sábado é dia de vacinar gatos e cachorros
25 de novembro de 2023
Veja como trocar os produtos comprados na Black Friday
25 de novembro de 2023
Exibir tudo

Aracaju promove Festival do Caranguejo

O caranguejo é um tira-gosto muito apreciado por sergipanos e turistas

Aracaju vai sediar, de 30 deste Mês a 3 de dezembro próximo, o 2º Festival do Caranguejo. Agendado para acontecer na Orla de Atalaia, o evento objetiva mostrar para os turistas que visitam a cidade essa iguaria da culinária sergiana. “Assim como na edição passada, esta será um sucesso, seja pela versatilidade gastronômica dos pratos, seja pela valorização de uma das nossas principais atrações, reconhecida, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, que é o caranguejo”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jorge Fraga, o caranguejo é um dos mais importantes elementos da culinária aracajuana ao reunir o seu singular sabor, elementos culturais, econômicos e de sustentabilidade ambiental. Para o gestor, o famoso crustáceo é uma espécie de embaixador de Aracaju no campo gastronômico. “Onde a gente chega as pessoas falam sobre a cidade e imediatamente perguntam pelo caranguejo. Nas várias ações de divulgação que realizamos em todo o país percebemos o interesse das pessoas no caranguejo”, registra o secretário do Turismo.

O espaço onde será realizado o festival compreende uma área de aproximadamente três mil metros quadrados, onde os 18 estabelecimentos expositores apresentarão pratos diferenciados, mostrando a criatividade dos participantes e a versatilidade do caranguejo em proporcionar novas experiências gastronômicas.

Cozinha show

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) levará para o palco do festival sua cozinha show, com a preparação de pratos para degustação dos visitantes. Além dessa experiência gastronômica, haverá também uma programação cultural elaborada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), onde artistas locais se apresentarão entre as 18h e 22h, durante os 4 dias de evento.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), do Sistema Fecomércio, Fábio Andrade, o festival reforça a parceria com a Prefeitura de Aracaju em vários projetos e enaltece um dos principais elementos da gastronomia sergipana. “Essa parceria através do prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Jorge e nosso presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, é uma parceria que vem de diversos anos com o Natal Iluminado e ações como a Semana da Sergipanidade e a Praça Encantada. Agora estamos juntos também no Festival do Caranguejo, um lindo festival, feito com diversas mãos, construído em parceria com a Abrasel. A marca desse festival é a criatividade, quem for ao festival vai provar diversos pratos que nunca imaginou que pudesse ser feito com o caranguejo”, exaltou o dirigente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *