No governo de Mitidieri, neto de Lula ganha mais que professor
7 de fevereiro de 2023
Polícia flagra matadouro clandestino em Sergipe
7 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Aracaju Parque Shopping pede recuperação judicial

O Aracaju Parque Shopping tem uma área de 70 mil metros quadrados

O Aracaju Parque Shopping, localizado na zona norte da capital sergipana, solicitou recuperação judicial, já atendido pela 14ª Vara Cível. No mesmo pedido, o Grupo ACF, pertencente aos empresários Marcos Leite Franco Sobrinho e Osvaldo Miranda Franco, também incluiu as indústrias têxteis Sergipe Industrial e Nortista. Juntas, as três empresas empregam cerca de 750 trabalhadores. O grupo ACF também é dono do Jornal da Cidade e o empresário Marcos Franco Sobrinho é o atual secretário de Turismo de Sergipe.

A Nortista está localizada no Distrito Industrial de Aracaju

Os dois empresários alegam no pedido de recuperação judicial que a situação econômica do shopping se agravou em 2019 devido o avanço da pandemia da covid-19: “As medidas de isolamento social trouxeram severas dificuldades financeiras para o setor de shopping centers, de modo que o Aracaju Parque Shopping sofreu com perda de receita e com diversos espaços ainda aguardando locação”. Dizem, contudo, que o empreendimento “é absolutamente viável, ante a sua vultuosa, nova e moderna estrutura”. O shopping possui uma área de 70.000 m², estacionamento para 1,4 mil vagas, e capacidade para 106 lojas em sua primeira fase.

As fábricas

Quanto as indústrias têxteis Sergipe Industrial e Nortista, o pedido de recuperação judicial explica que, desde o ano passado, se verificou uma curva descendente de faturamento das duas fábricas, com perda de capital de giro e dificuldade na aquisição de insumos, ocasionada pelo aumento do preço do algodão. O aumento do valor da matéria prima e dos custos de fabricação, resultou em acúmulo de dívidas junto a bancos e fornecedores, destacando-se, também, o endividamento contencioso, tributário e mútuos para aporte de capital. O pedido revela, ainda, que como as indústrias são sócias do Sergipe Parque Shopping, a crise econômica deste agravou ainda mais a situação daquelas, pois ambas destinaram o capital de giro para suportar as necessidades de caixa do shopping.

O site Destaquenotícias entrou em contato com a assessoria de Marcos Franco Sobrinho, tendo sido informado que não foi possível contacta-lo pelo fato dele se encontrar fora de Sergipe.  Marcos e o irmão Osvaldo são herdeiros do empresário e ex-deputado federal Antônio Carlos Franco, falecido em julho de 2003. De lá pra cá, os dois irmãos atuaram como sucroalcooleiro, no setor hoteleiro, na imprensa, decidindo depois construir o Aracaju Parque Shopping.

Clique aqui e leia a íntegra do processo da recuperação judicial

Por Destaquenotícias (Foto: divulgação)

Compartilhe:

35 Comments

  1. José Fernandes dos Santos disse:

    E oque É que,o judiciário tem haver com á suposta quebradeira deles.mais uma vergonha Nacional.e as centenas de desempregados,do Estado,levam oque para suas famílias…

  2. Rodrigo disse:

    Meu apartamento é maior que este shopping de 70m2.
    Esta notícia deve ser falsa, já que a pandemia só foi decretada em 2020 e foi quando passou a atrapalhar alguns negócios

  3. Lizaldo Vieira disse:

    Essa família já está acostumada fazer isso….fazem empréstimo e pegam benefício fiscal com carência de 5,10 ou 20 anos …. quando vão começar a pagar decretam falência….Veja o que aconteceu com a SABE e a Coca Cola de Arapiraca

  4. Joscivanio disse:

    A área do shopping é somente 70 m²? Pensei que era mais 🙁

  5. Augusto disse:

    É nisso que dá jogar responsabilidade nas mãos de quem.nunca cuidou de nada. Esse sangue de empreendedor infelizmente não corre nas veias desses empresários. Vivem.do nome da família e usam mal C…. E o nosso querido novo governador ainda entrega a pasta do turismo nas mãos de uma criatura dessas. Acabou de jogar a pá de cal.

  6. RUAN disse:

    Melhor coisa que fiz foi ter fechado a minha a minha empresa ,eliminei diversos aborrecimentos, impostos de todos os lados sem falar outros custos,
    isso empresa com 6 funcionários que viviam falando que tinham direitos que agora estão usando com suas indenizações e seguro desemprego, e vivem me perguntando vai abrir kkkk nunca mais , agora sozinho ganho mais $$$ , sem falar na qualidade de vida .

    • Gustavo Gonçalves disse:

      Fiz o mesmo. Neswe pais, empresário é visto com maus olhos…como disse o presidente, empresário nao trabalha. Quem trabalha são os funcionários. Então, concordei com ele e fechei, pagando tudo que devia a todos. Melhor coisa da vida. Louco é quem tem a ideia de abrir empresa no Brasil. Tá com dinheiro? Não abra empresa. Pela sua saúde. Pelas suas finanças.

  7. Rosangela Reis disse:

    Parem!!! A Economia agente vê depois… FAZUELI

  8. Isaías Manoel disse:

    Mamam nas tetas nos benefícios de incentivos fiscais, empréstimo bancário a perder de vistas e Juros baixos devido a influência política e status econômico, aí quando a receita vai sobra para os trabalhadores que ficam desempregados e sem receber seu direitos trabalhistas.

    • Marcos disse:

      MESMO COM ESSE PEDIDO NÃO VÃO CONSEGUIR SE RECUPERAR, É SÓ PRA NÃO DIZEREM QUE FALIRAM, MAS LOGO VÃO ADIMITIR ISSO É QUESTÃO DE POUCO TEMPO. EU CONHEÇO ESSA MANOBRA, A SALVACÃO É JCPM COMPRAR.

  9. Lopes Dantas disse:

    Shopping na Zona Norte da cidade, com um dos estacionamentos mais caros do Nordeste. Se em sua inauguração tivesse mantido o estacionamento gratuito, ao menos por um tempo, hj a situação seria outra. As pessoas foram, viram q não tinha nada de novo e não viram razão para voltar. Tenho pena dos funcionários q não tem nada a ver com essas decisões gananciosas.

  10. Roger disse:

    Para mim essas empresas está se vitimizando e querendo ajuda do governo ,eu asse shopping não teve plto ,sem contar que são 5 shopping em Aracaju

  11. Alessandro Fontes disse:

    Uma pena muita gente trabalha lá. Tem que fazer algo para salvar o negócio.

  12. Robson Silva disse:

    Shopping na zona norte,cobrando estacionamento no mesmo valor do shopping da zona sul. Makting fraquíssimo, shopping não tem nada de novo para atender o nicho exclusivo dessa região.

    • Cleonisson Alves disse:

      Visitei o shopping e gostei bastante, só precisa de outra gestão, si ele coloca os comerciais do centro no setor que está fechado o shopping bomba de certeza, estacionamento gratuito. O grupo . JCPM fica de olho, vacilou compra.

  13. Arquimedes nascimento disse:

    Os Shopping cobram uma fortuna de aluguel condomínio, e as vendas não atendem por essa e outras ninguém que loja em shopping e com Muito
    Func. Muitos direitis estão afastando os empresários.

  14. Juan Alessandro disse:

    Revoltante!! A zona norte de Aracaju e principalmente o Bairro Industrial ta sendo negligenciado pelo governo e prefeitura à bastante tempo. Muitos fatores contribuíram com isso, o fechamento da empresa AlmaViva na região, a construção de um terminal sem iluminação adequada ao lado do shopping e várias outras coisas que poderiam ser evitadas se Edvaldo ou Belivado apenas olhassem um pouco pra cá. Isso é lamentável e novamente quem paga é o povo pela inapetência e má gestão dos empresários e negligência do seus governantes!

  15. Luty disse:

    Boa tarde..
    Uma pena, e muito triste como os empresários ñ pensam na humanidade.
    Pq vcs ñ acionam o governo de estado, que tem dinheiro muito nos cofres? O PrBolsonaro deixou todos os Estados no AZUL, onde foi o dinheiro? lembram!?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *