Energia fica mais cara em novembro
28 de outubro de 2017
Leia o resumo dos jornais desta segunda
30 de outubro de 2017
Exibir tudo

Aracaju de praias, sabores e tranquilidade

Muito visitada, a Passarela do Caranguejo fica na Praia de Atalaia

Aracaju é uma cidade tranquila, ainda segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais – praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infra-estrutura urbana.

A população local e os visitantes dispõem de grande diversidade de equipamentos culturais e de lazer, a exemplo de museus, galerias de arte, centro de convenções, teatros, parques, casas noturnas e de espetáculos. Graças ao sistema de transporte público integrado, é possível conhecer toda a capital sergipana com um único bilhete, que permite que o passageiro pegue quantos ônibus desejar. E para quem gosta de pedalar, Aracaju oferece mais de 50 km de ciclovias.

A cidade também conta com uma rede hoteleira de qualidade, bares, restaurantes e, o mais importante, um povo feliz e hospitaleiro. Não é a toa que, em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no ano passado, Aracaju foi considerada a capital brasileira de qualidade de vida.

Pontos turísticos

Praias – São aproximadamente 35 quilômetros de litoral, com areias planas e firmes, perfeitas para caminhadas; águas mornas e rasas, ótimas para o banho; além de bares e restaurantes estruturados. O sistema de transporte coletivo integrado permite o acesso fácil a todas elas. Destacam-se as praias de: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.

Atalaia – Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia é a mais famosa e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Revitalizada recentemente, ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

Mosqueiro – Povoado localizado no extremo sul da capital, o Mosqueiro é privilegiado pela natureza. Ao leste, o oceano Atlântico, a oeste, o rio Vaza Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré baixa. A Croa do Goré, a mais famosa e procurada, ancora um restaurante flutuante que permite ao visitante saborear delícias gastronômicas da região à base de frutos do mar. É possível passear por esse cenário paradisíaco a bordo do catamarã Velho Chico e de outras embarcações. O encontro do rio Vaza Barris com o mar e o pôr-do-sol completam esse espetáculo inesquecível.

Orla do Bairro Industrial – Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. A ilha de Santa Luzia com seu belo coqueiral, as canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe e a brisa que sopra refrescando os dias de verão convidam a um passeio por essa bela paisagem.

Orla de Atalaia – Principal cartão postal da cidade, é uma avenida urbanizada e moderna com 6km de extensão. Considerada uma das mais belas e equipadas orlas do país, possui os principais hotéis, bares e resntaurantes de Aracaju, iluminação especial para banhos noturnos, além de quadras poliesportivas, lago artificial, quiosques e um complexo para atividades de lazer e esportivas.

Oceanário de Aracaju – Instalado na orla de Atalaia e em forma de tartaruga, o Oceanário abriga 20 aquários que mostram a diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe. Várias espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos atraem crianças e adultos. Os visitantes são monitorados por biólogos do Projeto Tamar, que administram a unidade. Um dos destaques desse atrativo turístico é o tanque oceânico com 150 mil litros de água, que reproduz o ambiente do fundo do mar no litoral sergipano. Arraias, meros e tubarões-lixa podem ser vistos bem de perto. Uma câmara submarina instalada na plataforma Camurim-09 da Petrobrás permite observar as águas do Atlântico em tempo real. O Oceanário de Aracaju é o primeiro do Nordeste e o quinto do país, ocupando 1.100 m2 de área construída.

Passarela do Caranguejo – Badalado complexo de bares e restaurantes na orla de Atalaia, onde é possível encontrar o que há de melhor na culinária sergipana e provar de uma das inguaruas mais populares de Aracaju: o caranguejo, servido com vinagrete ou como ingrediente principal de pastéis, caldinhos, moquequas, casquinhas e mariscadas.

Centro Histórico – Região que abriga as mais importantes igrejas, praças, casarões antigos e monumentos históricos da cidade. Possui mercados, museus, centros de artesanato e comidas típicas, além de uma vigorosa área de comércio e uma faixa exclusiva de compras para pedestres entre os calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras . Tudo isso diante da maravilhosa vista do rio Sergipe.

Mercados – Completamente revitalizados a partir do projeto arquitetônico original, os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz foram transformados em pontos de cultura, lazer e artesanato. Nas imediações, está o novo mercado central Albano Franco, um importante centro de abastecimento da capital.

Ponte do Imperador – Construída às margens do rio Sergipe para servir de ancoradouro ao vapor Apa, quando da visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina à província. Foi inaugurada em 11 de janeiro de 1860, dia da chegada do Imperador em Aracaju. Inicialmente feita em madeira, foi reformada pela primeira vez em 1910, passando a ter estrutura de ferro. Novas reformas ocorreram em 1920 durante as comemorações do centenário da independência do Estado de Sergipe. Somente na década de 1940, adquiriu a estrutura atual. Por longos anos serviu para o embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.

Praças – O ancoradouro está localizado frente à Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da cidade, que serviu de ponto de partida para sua expansão. Inicialmente denominada Praça do Palácio – numa referência ao Palácio Olímpio Campos, antiga sede do Governo Estadual -, recebeu o atual nome em homenagem ao líder político, morto na praça em 1906.

Igrejas – A Igreja São Salvador, primeira a ser construída na nova capital, em 1857, foi reformada nos anos 20 do século passado, até adquirir a atual estrutura; e a Catedral Metropolitana – com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do Século XIX -, oferecem ao turista uma visão completa de como Aracaju nasceu e progrediu. Integram ainda o conjunto arquitetônico o Parque Teófilo Dantas, com a sua tradicional feira de artesanato e comidas típicas.

Avenidas – Na antiga Rua da Aurora, hoje compreendendo as avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dórea, convivem casarios antigos com construções mais recentes. Às margens do rio Sergipe é possível ter uma vista privilegiada da Ilha de Santa Luzia, no município vizinho de Barra dos Coqueiros, onde fica a Praia de Atalaia Nova, que se estende por cerca de 30 km.

Monumentos – Na Avenida Ivo do Prado também está localizado o prédio da antiga Faculdade de Direito, inaugurado em 1917, que sedia atualmente o Cultart (Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe), e a Galeria Florival Santos.

– Nas imediações está outro monumento histórico: a antiga sede do famoso Atheneu Pedro II, marco da educação sergipana inaugurado em 1926.

– Localizado na Praça Fausto Cardoso, está o Palácio Olímpio Campos (1863) e suas marcantes características do neoclássico. No prédio, tombado pelo Governo Estadual desde 1985, funcionava a sede do Governo Estadual e a residência dos governantes. A poucos metros dali, no Museu do Homem Sergipano (Museu de Antropologia), é contada a história de Sergipe desde primeiros habitantes da região.

– No alinhamento das praças Fausto Cardoso e Almirante Barroso encontram-se outros importantes monumentos da época da construção da cidade: O Palácio Fausto Cardoso – antiga sede do Poder Legislativo Estadual -; o Palácio Graccho Cardoso – sede da Câmera Municipal -; o Palácio Carvalho Neto – construção em estilo Art Décor, sede do Arquivo Público do Estado -; e, ainda, o prédio da Delegacia do Ministério da Fazenda, que serviu de residência para Dom Pedro II e sua comitiva quanto a visita à Província de Sergipe Del Rey.

– Seguindo em direção à Praça Olímpio, encontram-se os Palácios Episcopal e Inácio Barbosa – sedes da Prefeitura Municipal. No lado aposto, o Centro de Turismo e Comercialização Artesanal (1911), que abriga o Museu de Artesanato e um posto de informações turísticas. Outro destaque é oprédio da antiga Alfândega, na Praça General Valadão, que data de 1856 e inclui o Palácio Serigy, antiga Cadeia Pública, hoje sede da Secretaria Estadual da Saúde.

Colina do Santo Antônio – Primeiro aglomerado urbano da cidade, foi na Colina do Santo Antônio que realizou-se a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Na época só havia algumas casas de pescadores e uma capela de taipa dedicada a Santo Antônio, posteriormente substituída pela atual igreja, que no dia 13 de junho é tomada pelo povo em homenagem ao Santo Casamenteiro. O seu ponto mais alto oferece ao turista uma vista panorâmica do estuário do rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia.

Dicas para os turistas

– Comece a manhã caminhando nas areias planas da praia de Atalaia. Um refrescante mergulho nas águas mornas do Atlântico e uma saborosa água de coco tornam o seu dia melhor.

– A Orla de Atalaia é um atrativo à parte. Vale visitar o Oceanário de Aracaju e conhecer espécies da fauna do rio São Francisco e da costa sergipana. Passear pelos calçadões em torno do lagos artificiais, visitar o Centro de Arte e Cultura J. Inácio e degustar um gostoso beiju de tapioca.

– Deu água na boca? Então siga rumo às praias do litoral sul. Escolha um quiosque e, entre um mergulho e outro, divirta-se com o melhor da culinária sergipana: caranguejo, siri, ostras, moquecas, batida de coco e outras delícias.

– Visite o Centro Histórico de Aracaju. Nos mercados públicos, a parada é obrigatória. Lá a pedida é degustar castanhas de caju, queijo de coalho e requeijão, doces caseiros e deliciosas frutas tropicais. O visitante também não pode deixar de conhecer a Banca de Cordel, o talento dos repentistas e a variedade do artesanato sergipano, que retratam a nossa cultura popular.

– Ainda no Centro Histórico, caminhe pelas praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, admirando os detalhes arquitetônicos da Catedral Metropolitana, dos Palácios Olímpio Campos e Inácio Barbosa.

– Faça uma parada no Mirante da 13 de Julho para ver o encontro do rio Sergipe com o mar e o extenso manguezal povoado por elegantes garças brancas.

– Passeie na Orla do Bairro Industrial, conheça o Centro de Artesanato Chica Chaves e curta a brisa às margens do rio Sergipe.

– Visite a Colina de Santo Antônio, onde está a famosa Igreja de Santo Antônio. De lá do alto é possível ver a cidade de uma perspectiva privilegiada e observar as vias e quarteirões ordenados em formato de tabuleiro, conforme idealizado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, que coordenou o planejamento da fundação da cidade.

– A luz do entardecer pincela o céu com tons que vão do rosa pink ao vermelho. Do povoado Mosqueiro, é possível ver os últimos raios de sol brilharem nas águas do rio Vaza Barris.

– Outra opção é passear com a família e amigos no Parque Augusto Franco (Sementeira). Lá o visitante encontra lago com pedalinhos, parque infantil, pistas de caminhada, horto, quiosques etc.

– À noite, a Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia, fervilha com o movimento dos bares e restaurantes, que além de deliciosas comidas e bebidas, oferecem música ao vivo. O forró pé-de-serra é um dos principais atrativos.

Fonte: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *