Roubaram o pé esquerdo da estátua de Olímpio Campos
26 de abril de 2016
Comissionados já podem ser beneficiários do Ipesaúde
26 de abril de 2016
Exibir tudo

Vacinação contra a gripe começa neste sábado em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju abre neste sábado (30) a campanha de vacinação contra a gripe, que segue até o dia 20 de maio. A previsão é que 20% do público alvo seja vacinado no primeiro dia da campanha. A meta em Aracaju é vacinar 125 mil pessoas, entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Entra no grupo prioritário, trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.  Além das Unidades da Saúde da Família, no próximo sábado a vacina estará disponível em estandes nos dois shoppings da capital. Nesses locais, a vacina atende aos grupos prioritários, exceto crianças.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Débora Moura, destacou que as crianças a partir de 6 meses, que nunca foram imunizadas contra a Influenza, precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. “Aquelas crianças que foram vacinadas no ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização”.

Débora Moura reforçou que é importante lembrar da necessidade de estar imunizado no inverno, período de maior circulação de vírus. “Após a aplicação da vacina, é esperado um período de 14 dias para que a pessoa possa estar de fato imunizada contra os três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Portando, é importante que a população possa se dirigir aos pontos de vacinação já nos primeiros dias de campanha, para que quando chegue o inverno ela já esteja imune”.

Primeiros dias

Ainda segundo Débora, normalmente, a movimentação nas USFs costumam aumentar nos últimos dias de campanha, mas ela acredita que este ano seja diferente. “Diante do surto do vírus H1N1 na cidade de São Paulo, a população está preocupada e deve buscar a imunização já nos primeiros dias. É importante lembrar que, para receber a vacina, no caso dos idosos, é preciso levar a carteira de identidade; para as puérperas, o cartão de nascimento da criança; e para os doentes crônicos, uma prescrição médica”, informou.

O objetivo é reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. A coordenadora, ressaltou que, além da vacina, alguns cuidados para prevenção podem ser tomados. “Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes. Também recomendamos que a  população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão”.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *