Coronel Ribeiro assume comando da Polícia Militar
6 de janeiro de 2023
Governo vai indenizar família de Genivaldo
6 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Aracaju amplia vacina da covid para crianças de 5 a 11 anos

Mais de 51 mil crianças de 5 a 11 tomaram a primeira dose da Pfizer pediátrica

A Secretaria da Saúde de Aracaju ampliou, nesta sexta-feira (6), o esquema vacinal das crianças de cinco a 11 anos de idade. Até o momento, apenas pessoas com 12 anos ou mais podiam completar o esquema vacinal com três doses. Agora, toda a população a partir de 5 anos faz parte desse grupo. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação do adulto ou responsável e cartão de vacina da criança.

“Com a publicação de estudos comprovando a segurança e a eficácia da Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos de idade, decidimos ampliar a faixa etária para a aplicação desse primeiro reforço. Além disso, esses experimentos demonstraram um aumento de 36 vezes nos títulos de neutralização da variante ômicron após uma terceira dose dessa vacina, em comparação com apenas duas aplicações, o que reforça a necessidade da ampliação do calendário para manter altos os níveis de proteção contra o vírus nessa faixa etária”, argumenta a secretária da SMS, Waneska Barboza.

O intervalo da Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos é de oito semanas entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2), e de quatro meses entre a segunda e a terceira (D3). Já para as que se vacinaram com CoronaVac, o intervalo é de quatro semanas entre a D1 e a D2, e de quatro meses entre a D2 e a D3.

Atualmente, crianças a partir de seis meses podem iniciar o esquema vacinal em Aracaju. De seis meses a quatro anos, o esquema é iniciado; a partir de cinco anos, a terceira dose pode ser tomada após quatro meses da aplicação da segunda; com 18 anos ou mais, a pessoa pode tomar a quarta dose após quatro meses da terceira e a partir dos 70 anos, a quinta dose pode ser administrada, após seis meses de intervalo da quarta.

Carência de vacina

“Entretanto, como não recebemos novas doses da Pfizer Baby do Ministério da Saúde, a primeira dose deste imunizante para o público de seis meses a quatro anos de idade está restrita ao cadastro que disponibilizamos no site da Prefeitura. Essa medida é importante também para que possamos evitar a perda de doses. Lembrando que os pais que quiserem iniciar o esquema vacinal dos filhos de três ou quatro anos com CoronaVac, a aplicação pode ser realizada normalmente nas UBS Santa Terezinha, Osvaldo Leite, Manoel de Souza, José Machado, Carlos Fernandes e José Calumby. Outra coisa importante é que até os quatro anos de idade não pode haver intercambialidade de vacinas, ou seja, se começou com uma vacina (fabricante) deve finalizar o esquema com a mesma”, reforça Waneska.

A SMS continua ofertando a vacinação nos shoppings Riomar, Jardins e Aracaju Parque, das 10h às 17h. Esses três pontos funcionam apenas aos sábados e, de segunda a sexta, a imunização pode ser feita nas unidades básicas. Nesse sábado (7), estarão disponíveis as doses de covid-19 para todas as pessoas, a partir dos 3 anos de idade. “Lembrando que a vacina Pfizer Baby não estará disponível nos shoppings”, reforça Larissa Ribeiro, coordenadora de Imunização da SMS.

Crianças de 1 ano e menores de 5 anos podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as crianças menores de um ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Fonte e foto: Saúde/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *