Hoje é dia de Oxum
8 de dezembro de 2015
Alimentos congelados conquistam consumidores
8 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Aquidabã lidera a produção de abacaxi em Sergipe

Uso da adubação semiorgânica reduz o ciclo da cultura

O abacaxi, a terceira fruta tropical mais cultivada no Brasil, é responsável pelo crescimento econômico do território do médio sertão de Sergipe, com destaque para o município de Aquidabã, considerado o maior produtor de fruto do Estado. Sua produção atual atinge o volume de quatro mil toneladas por ano e graças aos avanços tecnológicos introduzidos, a produtividade hoje chega a 20 toneladas por hectare.

Para manter o crescimento da produtividade, técnicos do governo estadual desenvolvem ações visando avanços na produção com a inovação de técnicas, mudanças na adubação e uso de mudas de melhor qualidade. Os projetos estão sendo desenvolvidos em Aquidabã e também em Graccho Cardoso, onde a produção média do abacaxi é de 25 mil frutos por hectare.

Os técnicos reforçam a idéia de que os agricultores precisam adotar melhor a tecnologia para um resultado cada vez mais positivo em termos de produção e produtividade. Segundo eles, muitas vezes a adubação é feita à revelia das normas recomendadas. Para mudar este conceito, os agricultores são orientados a optarem pela adubação semiorgânica. Com ela a redução do ciclo da cultura é considerável, dos 18 meses da forma tradicional, com os 12 a 13 meses com esse tipo de adubo, que satura menos o solo, rendendo muito mais.

A produção média do abacaxi em Graccho Cardoso é de 25 mil frutos por hectare. O Agricultor Familiar, Mario de Oliveira demonstrou satisfação com a sua lavoura, onde mantém 10 mil pés em produção, tendo iniciado e comercializado a primeira colheita deste ano. Segundo ele, com as orientações da Emdagro, a produtividade aumenta.

Biofábrica 

Situada ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  a BioMudaSe produz cerca de 320 mil mudas de abacaxizeiro e bananeira, resistentes a pragas e doenças. Este empreendimento foi muito importante para os produtores sergipanos de abacaxi. Composta por estufas agrícolas, telados, galpão o prédio absorve uma equipe, de dezcolaboradores, formada por gerência, supervisão, corpo técnico de repicagem, assistentes de serviços gerais, além de um coordenador para o laboratório.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *