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Aposentados são vítimas de golpe da prova de vida

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que golpistas estão usando a suspensão da prova de vida para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. O instituto não revelou quantas pessoas já foram vítimas, mas orienta a não passar informações por telefone ou mensagem. “As abordagens podem ocorrer por carta, email, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Não envie seus dados pessoais, fotos ou documentos”, alerta o instituto em nota.

Com a mudança da regra em fevereiro, aposentados e pensionistas não precisam mais fazer a prova de vida presencialmente. Antes, os segurados tinham que ir todos anos à agência bancária em que recebem o benefício para fazer a comprovação. O procedimento será feito agora pelo próprio governo, que consultará bases de dados públicas e privadas.

“Mas nos contatos com os segurados são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo paraao aposentado que envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura”, afirma o instituo.

Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para a realização de prova de vida, procedimento que está suspenso.
Para evitar que os segurados caiam nesse tipo de golpe, o INSS faz as seguintes orientações:

Os cuidados para evitar golpe:

• mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, email e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;

• caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda à solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;

• o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos;

• o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS;

• sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;

• a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento); e

• é bom saber que, quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Fonte: Portal R7

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