No cartão, dinheiro ou cheque, o preço deve ser igual
22 de dezembro de 2015
Mega-Sena de Natal faz dois milionários
23 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Aposentados protestam no Palácio

Professores aposentados promovem manifestação contra parcelamento do décimo terceiro salário

“Esse vai ver o pior final de ano da minha vida”. A queixa feita pela professora aposentada Ana Lúcia Santos resume o sentimento coletivo dos educadores aposentados, que participaram nesta terça-feira do ato público “Natal da Miséria” realizado pelo Sindicato da categoria em frente ao Palácio de Despachos.

“Em mais de 25 anos de trabalho e agora como aposentada nunca passei uma situação tão difícil. A ceia de Natal está praticamente cancelada e olha que não estou falando de fartura, estou falando do essencial”, lamentou a professora.

Os aposentados e pensionistas só tem a perspectiva de receber o 13º salário em seis parcelas, caso não recorram a um empréstimo, a partir dos proventos de janeiro. Como eles têm recebido com atraso, estamos falando de ver a cor do dinheiro somente no mês de fevereiro.

“Ficamos sem décimo terceiro e nossos proventos de dezembro só vão sair em janeiro. Mais uma vez os aposentados são os mais penalizados”, disse a diretora do departamento de Aposentados do Sintese, Ana Geni Andrade. Ela relata também que há professores sofrendo com depressão. Desde julho que os aposentados começaram a receber seus proventos de forma parcelada. A partir de outubro a situação piorou, pois se passou a receber com atraso.

“É nesse momento que mais precisamos dos nossos proventos, pois temos que além de comprar alimentos e manter as nossas casas, temos remédios para comprar. Nossa saúde está em risco”, aponta Maria Luci Lima Santos, também da do Departamento de Aposentados do Sintese.

Nova ação judicial

Na última sexta, o desembargador Cesário Siqueira extinguiu o mandado de segurança impetrado pelo Sintese. A liminar, que foi concedida pela juíza Simone Fraga, determinou que o Sergipe Previdência pagasse os proventos dos aposentados dentro do mês.

O Sergipe Previdência recorreu da decisão liminar afirmando que não podia pagar cumprir com essa determinação por que o Governo do Estado não está efetuando o repasse da complementação dentro do mês. O desembargador entendeu que a ação devia ser proposta também contra o Governo do Estado.

No entendimento do Sintese, a ação contra o governo do Estado deve ser impetrada pelo Sergipe Previdência já que a dívida do Estado é com esse órgão ao não fazer o repasse dentro do mês como determina a legislação. Apesar disso, o Sindicato vai protocolizar novo Mandado de Segurança citando o Sergipe Previdência e o Governo do Estado.

Texto e foto: Sintese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *