A história do 1º de abril, também conhecido como o Dia da Mentira
1 de abril de 2023
Colisão deixa um morto na Avenida Beira Mar
1 de abril de 2023
Exibir tudo

Aniversariante de 1º de abril, uma festa no dia da mentira

Por Aída Mascarenhas Campos *

Hoje, primeiro de abril é o dia da mentira, dia de pregar peças.

Quis o destino pregar uma peça e na cidade de Lagarto vem ao mundo meu amado e querido amigo-irmão Jose Elito de Vasconcelos.

Conterrâneo do grande polímata Silvio Romero, Lito (carinhoso apelido de infância ) estudou em Colégios Públicos na sua terra natal e também em Aracaju, sempre se destacando na literatura, crônica, poesia, teatro, artes.

O amor as palavras , o tornaram um escriba de primeira linha, talentoso , espirituoso , crítico , uma pitada de humor e de pimenta.

Jornalista atuante, iniciou a sua carreira como foca (aquele que corre atrás da notícia ) , trabalhou na “Gazeta de Sergipe” , “Jornal de Sergipe” e “Jornal da Cidade” , atuando de polícia a política. Presidiu por dois mandatos a ASI – Associação Sergipana de Imprensa .

Foi Assessor de Imprensa no Tribunal de Justiça de Sergipe nas gestões dos Desembargadores Antônio Machado e Edson Ulisses de Melo, na Procuradoria Geral de Justiça na gestão do Dr. Pascoal Nabuco , exerceu tal mister também na Procuradoria Geral do Estado, no comando do Dr. Edson Ulisses de Melo.

Arrepare, esse garoto é amante do rádio, então tornou-se Radialista , microfone 🎤 aberto na Aperipê, Rede Atalaia e outras emissoras . Gosta de lecionar e em várias oportunidades ministrou aulas no SENAC para turmas de Radialismo.

Vocês pensam que o jovem parou de estudar , não mesmo. O Direito é a sua grande paixão, e graduou-se 🎓 na Universidade Federal de Sergipe. Lecionou em Faculdades de Direito.

Convidado por Dr. Adalberto Oliveira e por mim, Elito foi Conselheiro da OAB/SE , participando ativamente das temáticas .

Fomos integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE , eu Presidente , ele Vice e Gabriel Montalvão na Secretaria Geral. Lembranças maravilhosas daquele tempo que atuamos na CDH . Nada passava em branco. Presidiu a OAB/SE por doze dias e na interinidade ingressou com várias ações , intermediando reuniões , recebendo loas de uma turma de Delegados de Polícia que lutavam pela nomeação pelo Governo.

Litinho carinhosamente chamado por Ana Beatriz, minha filha, atuou como Ouvidor Geral do Estado na gestão do Governador Marcelo Déda, fez parte da “Comissão Estadual da Verdade Paulo Barbosa de Araújo” ( abro esse parêntese para dizer que a Comissão não poderia ter sido desfeita, ou seja, extinta), ouvindo os relatos daqueles que sofreram torturas, sevícias, exilados, nos tempos de chumbo da Ditadura Militar .

Advogado militante , com desempenho brilhante nas áreas civil e criminal .

Hoje vai passar o dia cheio de alegrias junto aos familiares e amigos. Deus o abençõe, proteja, ilumine e conceda muitos anos de vida. Te amo ❤️ querido !

* É advogada

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *