Lula vem a Sergipe
26 de outubro de 2015
Quem assume no lugar dos cassados?
26 de outubro de 2015
Exibir tudo

André Moura na tropa de choque de Eduardo Cunha

Andre (d) já sonha em substituir Cunha na presidência da Câmara

A revista IstoÉ publica esta semana ampla reportagem sobre o risco de o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) ser afastado da presidência da Câmara. “Para se manter no cargo, o enrolado presidente da Câmara tenta intimidar parlamentares financiados por ele”, escreve a revista.

A reportagem revela, ainda, ser sintomático do prestígio que Eduardo Cunha continua a desfrutar na Câmara, “a despeito da avalanche de informações sobre as contas bancárias mantidas por ele na Suíça. No total, estima-se que o peemedebista controle hoje a maior bancada do Congresso, com cerca de 100 parlamentares”.

De acordo com a IstoÉ, hoje compõem sua tropa de choque de Cunha parlamentares como André Moura (PSC-SE), Paulinho da Força (SD-SP) e Marcelo Aro (PHS-MG). As bancadas evangélica e da bala também estão empenhadas em convencer colegas a preservar o presidente da Câmara. São grupos bem articulados e que nos últimos meses, com o apoio de Cunha, viram temas de seu interesse prosperar no Parlamento.

Por exemplo, graça a influência do parlamentar, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na quarta-feira 21, por 37 votos a 14, proposta de autoria do peemedebista que torna crime induzir ou auxiliar uma gestante a abortar. O tema foi incluído na pauta pela bancada religiosa, onde Cunha transita com desenvoltura.

Por ora, o espírito de corpo prevalece. Não se sabe até quando. Um deputado do PMDB afirmou que a estratégia traçada por Cunha para tentar preservar o mandato pode enfrentar dificuldades com o cerco se fechando sobre ele. “Se o Supremo aceitar a denúncia, vai ficar difícil segurá-lo”, disse.

(Crédito/Carta Capital)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *