Quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos à saúde
4 de setembro de 2023
Saúde de Aracaju registra um novo caso de Covid-19
4 de setembro de 2023
Exibir tudo

Alguns pré-candidatos esperam pelo cavalo selado

Por Adiberto de Souza *

Muita gente que pretende disputar as eleições de 2024 alimenta a esperança de um cavalo selado aparecer em sua porta. Estes pré-candidatos sonham em repetir a façanha do delegado Alessandro Vieira (Cidadania), eleito senador em 2018, para surpresa até dele mesmo. Em 2020, na disputa pela Prefeitura de Aracaju, a também delegada Danielle Garcia (Pode) montou num cavalinho aprumado, conseguiu galopar até o segundo turno, porém foi ultrapassada na reta de chegada pelo alazão de Edvaldo Nogueira (PDT), reeleito prefeito com algumas cabeças de vantagem. A exemplo das duas últimas eleições, a internet deverá fazer a diferença no próximo ano. Os candidatos majoritários que inovarem na disputa pela simpatia do eleitor terão mais chances de vitória. E é aí que aparece o misterioso cavalo selado, pronto para servir de montaria aquele ou aquela que melhor se adaptar ao novo jeito de fazer política. Por outro lado, o candidato que não souber usar o palanque eletrônico e não conseguir se defender dos ataques adversários, principalmente das fake news, dará com os burros n’água. Crendeuspai!

Remédio errado

O médico e ex-senador Eduardo Amorim (PL) se apressou em desmentir que pretende disputar uma cadeira de vereador por Aracaju. Segundo o fidalgo, “quem pensou isso deve ter tomado um remédio errado”. Candidato derrotado ao Senado nas eleições passadas, o médico deseja ser apenas um eleitor no pleito de 2024. Quanto a 2026, Eduardo Amorim não fala nada, pois como político experiente sabe que até lá muita água passará por debaixo da ponte e quem se apressar pode morrer afogado na curva do rio. Marminino!

Bom exemplo

O prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD), acaba de dar um bom exemplo: diante da crise financeira provocada pela queda do Fundo de Participação do Município (FPM), o gestor reduziu em 20% os salários dele, do vice e dos secretários municipais. Taí uma atitude que deveria ser copiada pelos demais prefeitos e vereadores sergipanos, principalmente aqueles que recebem salários superiores a R$ 20 mil em municípios onde boa parte da população passa fome. Só Jesus na causa!

Licença do Ibama

A Eletrobras Chesf recebeu do Ibama a Licença de Operação – 1ª Renovação para a Linha de Transmissão 230kV Jardim (Socorro)/Penedo. Em Sergipe, a medida abrange os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Divina Pastora, Rosário do Catete, Capela, Japaratuba, Japoatã, Neópolis e Santana do São Francisco. Já em Alagoas a licença, que tem validade até agosto de 2033, beneficia o município de Penedo. Aff Maria!

Regabofe concorrido

O vereador Nitinho Vitale (PSD) segue investindo forte em sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju. Bom exemplo disso foi o café da manhã que o distinto ofereceu a um grupo de ex-vereadores da capital sergipana. Como não poderia ser diferente, o cardápio do regabofe só contemplou as eleições de 2024. Atenderam ao convite de Nitinho os ex-vereadores Juvêncio Oliveira, Sérgio Goes, Bertulino Menezes, Rivanda Farias, Acival Menezes, Jailton Santana, Moritos Matos, Daniela Fortes, Kennedy Fonseca, Adriano Taxista, Emanuel Messias, Gilson Vasconcelos, Mário Jorge e Sérgio Guerra, que é filho do ex-vereador Jidenal Santos. Então, tá!

Otimismo eleitoral

Eleito presidente interino da Fecomércio/SE para coordenar uma nova eleição na entidade dentro de 60 dias, o empresário Fernando Carvalho (PP) acredita que o seu grupo sairá vencedor, tal qual ocorreu no ano passado. Esse processo eleitoral foi determinado pela Justiça, após a oposição denunciar que houve irregularidades no pleito realizado pela Federação em maio de 2022. Entrevistado pelo portal JLPolítica, Fernando disse apostar numa nova vitória do grupo liderado por ele e pelo senador Laércio Oliveira (PP). Carvalho adianta que o candidato da situação poderá ser Marcos Andrade, que foi eleito em 2022 para comandar a Fecomércio. Aguardemos, portanto!

Mudanças radiofônicas

Nesta segunda-feira será marcada por estreias no rádio e na televisão. Os radialistas André Barros e Priscila Andrade iniciam uma nova fase profissional na rádio Transamérica/FM. A dupla de comunicadores passou um longo período ancorando um programa jornalístico na rádio Rio/FM. Também hoje, o radialista e ex-deputado federal Fábio Henrique (União) assume o comando do programa “Balanço Geral, manhã”, um misto de fatos policiais, cotidiano e, claro, atendimento às queixas do povão. Fábio Henrique é pré-candidato a prefeito de Socorro, município que já governou por duas vezes. Ah, bom!

Compasso de espera

O tempo médio entre a entrada do pedido de aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício no INSS e a liberação é de 70 dias, porem em estados como Sergipe, Piauí, Alagoas, Mato Grosso e Tocantins, esse tempo supera quatro ou cinco meses. O campeão em demora é Sergipe, com 153 dias. Alagoas é o 4º estado com maior tempo de espera: 139 dias em média, ou seja, mais de 4 meses. Reportagem do portal Uol mostra que os intervalos vão de 30 dias para salário-maternidade a 90 dias para aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mas o prazo máximo, que deveria ser exceção, se tornou só promessa: em 17 estados, o tempo de espera foi igual ou superior a 90 dias em junho passado. Danôsse!

Excluídos vão gritar

Uma entrevista agendada para esta segunda-feira, na Paróquia São Pedro Pescador, em Aracaju, detalhará a programação do Grito dos Excluídos 2023. Este evento acontecerá na próxima quinta-feira, durante o desfile cívico de 7 de Setembro. Neste ano, o tema do Grito será ‘Você tem fome e sede de quê?’. Seu principal objetivo e dar visibilidade aos graves problemas sociais enfrentados pela população de Sergipe. Participe!

Me dá um dinheiro aí

A Arquidiocese de Aracaju está correndo a sacolinha atrás de dinheiro para concluir a reforma física da Catedral Metropolitana. Iniciadas em 2015, as obras não têm prazo para conclusão. Durante reunião com deputados federais e vereadores da capital sergipana, o bispo dom Vitor Agnaldo de Menezes, administrador apostólico da Arquidiocese, pediu que eles coloquem emendas parlamentares visando a continuidade da reforma. Segundo a arquiteta Marta Maria Silva Chagas, ainda serão necessários R$ 6,5 milhões para viabilizar a última etapa dos serviços, que inclui a restauração de imagens, do órgão, dos vitrais e a pintura externa da Igreja. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 26 de setembro de 1907.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *