Rogério é eleito primeiro secretário do Senado
2 de fevereiro de 2023
Gasolina ficará mais cara
3 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Águas do “Velho Chico” começam a baixar ​

A cheia do "Velho Chico" afetou 13 municípios sergipanos

A Chesf iniciou, nesta sexta-feira (3), a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco. Inicialmente o volume d´água cai de 4.000 m³/s para 3.500 m³/s, devendo chegar a 3.000 m³/s já nesse sábado (4). Segundo a Companhia, a mudança ocorre devido a diminuição das chuvas na Região Sudeste, e por conseguinte no volume pluviométrico na Bacia do Rio São Francisco.

Com o aumento da vazão de Xingó o Rio São Francisco inundou grandes áreas nos municípios sergipanos de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

No comunicado informado sobre a redução da vazão de Xingó, a Chesf voltou a alertar para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas, situadas na calha principal do rio, haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.

Defesa Civil vigilante

O superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil, o tenente-coronel Luciano Queiroz, explicou que o alinhamento para a redução gradual no volume de água se deu em reunião entre a Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O militar ressalta que, havendo alteração, tanto na diminuição como no retorno do aumento da vazão, as informações serão repassadas pela Chesf ao Governo de Sergipe e este, por meio da Defesa Civil, comunicará através dos sistemas de alerta para toda a população.

Em nota à imprensa, a Defesa Civil Estadual informou que, apesar da diminuição do volume d’água liberado pela Hidrelétrica de Xingó, a situação pode ser revertida a depender da evolução das chuvas no Sudeste e aumento das vazões na Bacia do São Francisco. Por isso, Luciano Queiroz orienta a população para que mantenha a cautela adotada desde o aumento da vazão, em 9 de janeiro. “A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada. Porém, é importante que as comunidades ribeirinhas se atentem aos cuidados e continuem a não ocupar as áreas situadas na calha principal do rio”, frisa.

Xingó

Localizada entre Alagoas e Sergipe, a hidrelétrica de Xingó também é operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162.000 kW. A hidrelétrica está a 179km da foz do São Francisco, entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *