Pesquisa diz que mulher trabalha 5,4 anos a mais do que homem
27 de março de 2017
Maré alta inundará Treze de Julho
27 de março de 2017
Exibir tudo

Água mineral chega aos flagelados da seca em Sergipe

Sertanejos fizeram grandes filas para receber a água mineral doada pelos sergipanos

Em uma grande ação, a equipe do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe levou mais de 100 mil litros de água para o benefício de 4 mil famílias nas regiões mais afetadas pela seca no sertão sergipano, resultado da arrecadação da campanha “Água Pra Viver”, desenvolvida pela entidade, com foco na doação de água para o povo sertanejo de três cidades do estado.

A equipe saiu com o carregamento de água para ser levada ao público beneficiada em oito caminhões de grande porte e mais de 60 voluntários que ajudaram na distribuição da água arrecadada. As cidades de Gararu, Porto da Folha e Poço Redondo receberam as doações, levadas a oito povoados dos municípios do alto sertão.

Em um cenário marcado pela vegetação devastada pela força do sol, que destruiu plantações, pastagens e árvores completamente secas sobre o chão de terra rachada, mostrando o que o povo sertanejo está sofrendo com a ausência de água, o comboio da Fecomércio avançou, chegando nas localidades beneficiadas pelas doações da campanha.

Na primeira parada, no povoado Queimada Grande em Poço Redondo, centenas de pessoas esperavam a chegada dos caminhões com as doações de água. Alegria e emoção tomaram conta do local, quando os caminhões lotados de água foram abertos para a entrega das doações. As famílias receberam até 70 litros de água mineral, de acordo com o número de pessoas habitantes de cada casa.

Cenário de desolação

A água distribuída pela Fecomércio foi entregue nos povoados Serra da Piedade, Ranchinho, Pedro Leão e São Francisco, em Porto da Folha, Queimada Grande e Monte Alegre Velho, em Poço Redondo e Jiboia e Pias, em Gararu. Em todas as localidades, o cenário de desolação era o mesmo, com a situação de seca deixando famílias inteiras sem água pra beber durante vários dias, como disse a lavradora Ana Cláudia dos Santos, moradora de Porto da Folha.

“Água é fonte de vida, e nós precisamos muito dela aqui na nossa comunidade. Estamos sofrendo muito. Nossos riachos secaram, nossa fonte de água é só a chuva. Acabou tudo, pois não temos água encanada. A seca está muito forte e a água que nos entregam não tem qualidade suficiente para bebermos. Essa água chegou na hora certa, para que a gente possa ter o que beber, ela é muito importante para nós. Obrigado a todos que nos trouxeram essa água, por meio da Fecomércio, que nos abençoou com essa doação”, comemorou Ana Cláudia, ao receber a doação de água das mãos do presidente Laércio Oliveira.

Depois de 16 horas de trabalho e quase 800 quilômetros rodados levando as doações em todos os locais, que são comunidades remotas, de difícil acesso e extremamente pobres, em elevado grau de dificuldade para abastecimento, a equipe da Fecomércio chegou ao povoado Jiboia, em Gararu. Lá o aposentado Antônio Carlos, de 83 anos, se emocionou ao receber sua doação. “Ninguém lembra da gente, ninguém sabe o quanto sofremos nessa seca. Tem época que passamos uma semana sem beber água, porque temos muito pouca”, disse, enquanto seus netos o ajudavam a carregar a água para sua casa.

O presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, comemorou o resultado exitoso da campanha “Água Pra Viver” e seu sucesso na entrega dos mais de 100 mil litros arrecadados junto à população pela Fecomércio e entidades parcerias que se engajaram na campanha, dando visibilidade e difusão nas ações realizadas.

Fonte e foto: Ascom/Fecomércio

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *