Seletiva da Copa Amizade de Kart vai acontecer em Aracaju
26 de fevereiro de 2024
Dificuldade de crédito prejudica as pequenas indústrias
26 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Agentes de endemias combatem o Aedes aegypti

Os agentes de endemias estão atuando no bairro Atalaia

Visando manter o efetivo controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya, a Secretaria da Saúde de Aracaju tem feito um intenso trabalho de combate ao inseto e de orientação à população. Essa é uma das principais funções executadas pelos agentes de endemias da Saúde municipal, onde são realizadas conversas com moradores para orientações, bem como são feitas as fiscalizações da situação de cada local, sobre os riscos de criadouros do mosquito.

Ao entrarem as residências os agentes procuram os possíveis focos e, havendo, fazem a devida eliminação e tratamento químico do local. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, devido à proximidade da realização do Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju na Orla da Atalaia, os agentes realizam nesta semana uma ação no bairro Atalaia, já que muitas pessoas irão se concentrar na área dos shows nos próximos dias 1º, 2 e 3 de março.

O coordenador reforça que o foco primordial do trabalho dos agentes de endemias é orientar e conversar com a população sobre os riscos e os cuidados que se deve ter para ajudar no combate ao mosquito dentro das residências. Segundo ele destaca, os agentes ensinam como as pessoas podem verificar se cada local tem algo que possa acumular água parada e limpa.

“O trabalho deles é essencial no combate ao mosquito Aedes, porque através deles a gente consegue entrar nos imóveis, fazer a eliminação dos focos do mosquito, orientar a população. É um trabalho fundamental no processo de controle do Aedes aegypti. Sem os agentes de endemias, seria impossível a gente fazer o controle efetivo, orientando a população, eliminando e destruindo os criadouros, fazendo o tratamento químico dentro dos reservatórios de água”, afirmou.

Fonte e foto: Secom PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *