Deputado lança hoje livro de poesia
13 de fevereiro de 2020
Suspeito de furtar relógios vai em “cana”
13 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Ação da Guarda Municipal reduz assaltos a ônibus

Atuação da GMA nos terminais inibe assaltantes

Diariamente, milhares de aracajuanos utilizam o transporte público para se deslocar pela cidade. Visando garantir a segurança e o bem estar dos usuários desse sistema, a Prefeitura de Aracaju implementou, logo no início da atual gestão, em 2017, a Operação Terminal Seguro. A iniciativa completa, nesta quinta-feira (13), três anos com ótimos resultados e aprovação da população aracajuana.

Executada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a operação tem como objetivo principal reduzir os altos índices de assaltos que vinham ocorrendo em todo o sistema de transporte público da capital sergipana, e os resultados se revelam positivos.

Redução de 82,99%

De acordo com o último levantamento realizado pelo Setransp, em dezembro de 2019, a redução do número de assaltos a ônibus após a implantação do serviço é de 82,99%. Apenas em 2016, ano anterior à implantação da Operação, foram registrados 1374 casos de assaltos, o que reflete uma média de 115 assaltos por mês.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Luís Fernando Almeida, esses resultados refletem o êxito do trabalho em conjunto com os demais órgãos. “Em primeiro lugar, eu cumprimento a Guarda Municipal pelo excelente trabalho e por esse terceiro aniversário de um programa extremamente exitoso, graças à parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Setransp. É uma vitória coletiva”, comemora o secretário.

Janeiro bate recorde

Já em janeiro deste ano, os resultados foram ainda melhores, como aponta o diretor da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça. “Nós podemos constatar que no mês passado houve um recorde: registramos apenas 14 assaltos a ônibus, que é o menor número desde o início da Operação Terminal Seguro”, indica o diretor, considerando que o número comparado ao mesmo período de 2016 representa uma redução de 91%.

E essa melhoria também é sentida pelos usuários do transporte público. O escritor Vinícius Oliveira Rocha, que tem o ônibus como principal meio de transporte no dia a dia, conta que já sofreu um assalto na linha 080 Bugio/Atalaia em 2016 – justamente o ano em que houve o pico de assaltos a ônibus.

Fonte e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *