Morre Henágio, ex-craque do Sergipe e do Flamengo
26 de outubro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta terça
27 de outubro de 2015
Exibir tudo

Acaba a greve dos bancários

Maioria dos bancários sergipanos aceitou a proposta salarial dos bancos

Os bancários de Sergipe deliberaram na noite de hoje (26) pelo fim da greve, que durava 21 dias. Com a decisão tomada pela maioria da assembleia geral os bancos voltam a funcionar nesta terça-feira (27). A exceção é o Banco do Nordeste BNB), porque seus empregados rejeitaram a proposta apresentada pela Febraban. Logo após o fim da assembleia, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe reuniu os grevistasdo BNB para traçar as estratégias da manutenção e intensificação da greve nas agências daquela instituição financeira.

De acordo com a presidente do Sindicato, Ivânia Pereira, a maioria dos membros do Comando Nacional dos Bancários optou por aceitar a proposta patronal. “Assim, é o momento de recuar e manter a força e organização da categoria para as próximas batalhas. Entendemos que a proposta apresentada pela Fenaban não contempla importantes reivindicações como a garantia de emprego no segmento privado. Mesmo com os astronômicos lucros, os bancos apenas empataram a inflação do período”, afirma a sindicalisra

Ivânia Pereira disse que a categoria sai da greve com a cabeça erguida. “Nunca foi fácil para nós realizarmos nossa campanha. A cada ano enfrentamos adversidades. Os banqueiros têm um poder gigantesco inclusive de interferir nas negociações com o setor público, por meio do Ministério da Fazenda. Assim, entendemos que cada uma dessas conquistas deve ser festejada, por é fruto da luta coletiva e unitária dos bancários e bancárias. Recuamos agora, mas com a certeza de que, ao mesmo tempo, derrotamos a tentativa patronal de desvalorizar ainda mais os nossos salários”, afirmou.

Cláusulas aprovadas

Na assembleia, a categoria decidiu aceitar a última proposta apresentada pela Fenaban. Das cláusulas econômicas, ficaram mantidas as proposições como reajustes de 10% nos salários, PLR e o piso e 14% para os vales refeição e alimentação, além da assinatura de um termo de ajustamento pelos seis maiores bancos em relação ao gerenciamento de metas.

Quanto ao item referente aos dias parados, a Fenaban recuou em relação ao desconto e/ou compensação da totalidade das horas paradas. Na proposta final, os bancos anistiarão 72% das horas dos funcionários que trabalham 8horas e 68% daqueles com jornada de 6 horas. Ficou acertado que, a compensação do restante (31 horas) se dará na razão de até uma hora por dia no período de 5 de novembro a 15 de dezembro.

Fonte e foto: Sindicato dos Bancários de Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *