A Fundação Palmares volta a ter machado de Xangô na marca
28 de abril de 2023
Caatinga é tema de exposição fotográfica no RioMar Aracaju
28 de abril de 2023
Exibir tudo

Essa esmola de 2,5% para os servidores tem cara de deboche

Por Adiberto de Souza *

Qual a explicação para essa ninharia de 2,5% concedida aos servidores pelo governo de Sergipe? Será que, em apenas quatro meses, a atual gestão já desorganizou as finanças do estado ou o objetivo desse despropósito foi medir a paciência do desprestigiado funcionalismo? Seja o que for, é um tapa na cara de quem garante o funcionamento da máquina pública. Desde ontem, muitos servidores têm afirmando que o mísero reajuste de 2,5% cheira a um deboche, pois é metade dos minguados 5% concedidos pelo ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), em fevereiro de 2022. Ademais, não chega nem perto da inflação do período, que deve ficar em algo como 4,3%. Ora, essa merreca anunciada com estardalhaço talvez representasse alguma coisa se fosse aplicada no super salário de R$ 41,6 mil pago pelos contribuintes ao governador Fábio Mitidieri (PSD). Contudo, em cima de quase nada, é nada ao quadrado. Por fim, com apenas 2,5% de reajuste salarial, o servidor é forçado a recorrer ao imortal Luiz Gonzaga: “Doutor, uma esmola a um homem que é são/ Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Só Jesus na causa!

Relações cortadas

E o presidente do União Brasil, André Moura, se apressou em desfazer a informação de que ele e o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) haviam reatado a amizade. O zum-zum-zum propagado pelas línguas ferinas surgiu após os dois terem se encontrado num regabofe na fazenda do empresário Teixeira Caminhões. Segundo Moura, ele não sabia que o ex-aliado estava na festa e apenas o cumprimentou cordialmente, “assim com fiz com todos que estavam lá”. Ambos cortaram as relações de amizade após Valdevan ter culpado André pela cassação de seu mandato parlamentar. Home vôte!

Futuro promissor

Num vídeo gravado no Aeroporto Santos Dumont (RJ), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a petrolífera não apenas permanecerá em Sergipe como ampliará a sua atuação no estado, graças a futura exploração de gás em águas profundas. Ao gravar o vídeo, o presidente da estatal estava ao lado do representante da Frente Única dos Petroleiros, em Sergipe, Raimundo Teles. Segundo Jean Paul Prates, a Petrobras tem que se preparar para o começo da exploração do gás natural no litoral sergipano a partir de 2027, investindo em logística e capacitando as pessoas para a volta do crescimento econômico de Sergipe e do Nordeste. Deus te ouça!

Casa cheia

O amplo auditório do Tribunal de Contas de Sergipe ficou pequeno para o grande número de autoridades presentes à posse do advogado José Carlos Felizola Filho como conselheiro do TCE. Nem precisa dizer que entre os convidados estavam prefeitos e vereadores, que têm suas contas fiscalizadas por este mero órgão técnico auxiliar da Assembleia. O novo conselheiro substituiu Carlos Pinna de Assis, que morreu vítima de câncer no pulmão. Indicado para o cargo vitalício pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), o novo integrante do TCE é casado com a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, que vem a ser filha do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Boa sorte na nova empreitada!

Pela reforma agrária

O MST promoveu uma reunião em Nossa Senhora da Glória para discutir a situação dos assentamentos ruais, os prejuízos causados ao Movimento pelo governo passado e a retomada de políticas públicas em favor das famílias assentadas. Participaram do encontro, entre outros, o deputado federal João Daniel (PT), o superintendente do Incra em Sergipe, André Milanez, o coordenador do escritório estadual de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Camilo Feitosa. Os dirigentes do MST prometeram continuar lutando pela concretização da reforma agrária no Brasil. Aff Maria!

Troca de postos

Amanhã cedinho, o governador Fábio Mitidieri (PSD) entrega o comando de Sergipe ao deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) e aviona rumo aos Estados Unidos. Presidente da Assembleia, o parlamentar vai assumir o governo interinamente porque o vice Zezinho Sobral (PDT) também viaja para a terra do Tio Sam. Jeferson deve ficar governador por cerca de oito dias. Mitidieri e Sobral participarão nos States do 5º Encontro dos Brasileiros 2023 da FGV Energia e a Offshore Technology Conference, a maior feira de petróleo e gás do mundo. Cruzes!

Braços cruzados

Não mande os seus filhos para as escolas da rede estadual na próxima semana. É que os professores vão paralisar as atividades e montar acampamento na Assembleia para pressionar os deputados a rejeitarem o projeto do governo concedendo como reajuste salarial uma merreca de 2,5%. O sindicato da categoria acredita que os parlamentares podem abrir um canal de negociação com o governo na tentativa de elevar esse vergonhoso percentual anunciado ontem pelo Executivo. Outras categorias de servidores, como os policiais civis, também vão se reunir para discutir o ridículo reajuste. Misericórdia!

Poeta da morte

Após o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (MDB), ter sido entrevistado por uma emissora de rádio, o deputado estadual Adailton Martins (PSD) postou no perfil do emedebista no instagram o poema “Versos íntimos”, do poeta da morte Augusto dos Anjos. A primeira estrofe diz: “Vês! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tua última quimera./ Somente a Ingratidão – esta pantera –/ Foi tua companheira inseparável!”. Quem sabe, em resposta ao adversário, o prefeito recorra ao adágio popular: “Cesteiro que faz um cesto, faz um cento, e, tendo cipó e tempo, faz duzentos”. Marminino!

Pelo porto

O Porto de Sergipe tem recebido navios que transportam, daqui para o exterior, soja, farelo de soja e concentrado de cobre. Um navio de linha em cabotagem também parte mensalmente de Sergipe para Manaus, levando cerca de 19 mil toneladas de cimento da empresa Votorantim. Já outro desembarca em nosso Terminal Portuário um carregamento de petcoke (borra de petróleo) para alimentar os fornos da fábrica de cimento. A partir de outubro, recomeça a exportação de milho, quando navios deixarão o Porto de Sergipe carregados, cada um, com cerca de 30 mil toneladas de grãos para a América do Sul e a Europa. Supimpa!

De olho em 2024

O Diretório Estadual do PSD vai realizar, na próxima terça-feira, a sua convenção estadual. Será a partir das 9 horas, na sede da legenda, à Avenida Pedro Paes Azevedo, em Aracaju. Na pauta estão as eleições para os diretórios estadual e municipal e do conselho fiscal. Os atuais presidente e secretário geral da sigla, respectivamente, Belivaldo Chagas e Jorge Araújo, serão reeleitos, enquanto os deputados federais Fábio Reis e Katarina Feitosa devem compor a nova executiva estadual. É o PSD dando os primeiros passos rumo às eleições municipais de 2024. Ah, bom!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Quando um raio de sol dá as caras na boa companhia da brisa/ E a brisa dá as caras na boa companhia de um cheiro de cravo,/ Ou de alecrim,/ Ou de hortelã,/ Convém olhar nos olhos de cada um deles (Raio, brisa e cheiro)/ Porque a nossa alma pode estar ali.”. Então, tá!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista, em 29 de abril de 1950.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *