Leia o resumo dos jornais desta sexta
7 de outubro de 2016
Três sergipanos ganham Prêmio Estácio de Jornalismo 2016
7 de outubro de 2016
Exibir tudo

A caminho do caos

Vergonhosamente derrotado nas urnas, o prefeito João Alves Filho (DEM) deve concluir até dezembro seu nefasto projeto de transformar Aracaju num verdadeiro caos. Sem tesão para governar e pouco se importando com os desmandos de alguns auxiliares, o demista não conseguirá estancar o crescimento das dívidas com fornecedores, regularizar a folha de pessoal, retomar a recuperação da malha viária e normalizar os vários serviços prestados à população. Pior é que, em vez de sentar com os auxiliares para discutir a transição, arrumar a casa e conter a sangria de recursos, João Alves prefere perambular por Brasília objetivando, segundo afirma, obter recursos federais para tocar obras. Ora, quem vai liberar dinheiro público para um prefeito em gozo de aviso prévio? Na verdade, o demista está é se escondendo dos inúmeros problemas criados por ele mesmo, e preparando o surrado discurso para tentar justificar a terra arrasada em que transformou a outrora cidade da qualidade de vida. Lastimável!

Estranho silêncio

Só agora, quase uma semana após as eleições, a empresa Cavo ameaça suspender a coleta de lixo e a limpeza urbana de Aracaju se a Prefeitura não lhe pagar o atrasado de cerca de R$ 17 milhões. A prestadora de serviços reclama que, de março até agora, só recebeu R$ 1,9 milhões, muito pouco diante dos elevados investimentos feitos em equipamentos, obras e contratação de mão de obra. Será que se o prefeito e candidato a reeleição tivesse passado para o 2º turno, a Cavo estaria lhe colocando a faca no pescoço?

Até tu, André?

Decididamente, esta foi uma semana para ser esquecida pelo deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário. Primeiro, a Justiça confirmou que a esposa Lara Moura e o cunhado Elio Martins são fichas sujas e, portanto, podem “perder” as eleições que ganharam para as prefeituras de Japaratuba e Pirambu. Para fechar a semana, o ministro do Supremo, Teori Zavascki, incluiu André na lista dos congressistas investigados pela operação Vala-Jato sob a acusação de venderem requerimentos e emendas parlamentares. Misericórdia!

Vida se gado

Comum em Sergipe, a vaquejada foi considerada uma prática ilegal pela maioria dos ministros do Supremo. A festa é uma atividade competitiva, na qual os vaqueiros objetivam derrubar o boi, puxando o animal pelo rabo. A maioria dos ministros condenou o tratamento cruel dispensado aos animais. Favorável à brincadeira, o ministro Dias Toffoli disse que a vaquejada é um esporte, diferentemente, da também proibida farra do boi.

Votem nulo

Neste 2º turno das eleições em Aracaju o PSOL recomenda o voto nulo. Embora reconheça que Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem uma história ligada à militância, enquanto Valadares Filho (PSB) é cria das oligarquias, o partido entende que ambos defendem um projeto idêntico para a cidade.  “Quanto às alianças também se assemelham, pois enquanto um está com PMDB o outro está com o PSC”. Por fim, o partido afirma que o comunista e Vavazinho esbanjam dinheiro “mostrando sua intimidade com a elite empresarial da cidade”. Cruz credo!

BRT paraguaio

E o todo poderoso secretário de comunicação de Aracaju, Carlos Batalha, está sendo acusado de improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público Estadual, o principal auxiliar do prefeito João Alves fez propaganda enganosa com dinheiro dos contribuintes para divulgar o inexistente Sistema Bus Rapid Transit, também conhecido entre nós como BRT paraguaio. Batalha garante que provará ser inocente. Então, tá!

De volta

O deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) deve reassumir o mandato na próxima terça-feira, após ter sido publicada a decisão do Tribunal Superior Eleitoral revertendo sua cassação. Com o retorno do peemedebista, a deputada estadual Conceição Vieira (PT) retorna à condição de primeira suplente.

Arca de Noé

O prefeiturável Valadares Filho (PSB) recebe nesta sexta-feira mais dois importantes apoios: O PSDB do vice-prefeito José Carlos Machado e o Solidariedade do deputado federal Laércio Oliveira. No 1º turno, estes dois partidos trabalharam intensamente pelo projeto fracassado de reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM). Aliás, o candidato a vice de João, vereador Jailton Santana (PSDB), foi quem primeiro se aboletou na requisitadíssima canoa de Vavazinho.

Excomungados

Nem os templos religiosos escapam da ação dos criminosos. Na calada da noite, marginais arrombaram a Capela de Santa Luzia, localizada na periferia de Aracaju, e fizeram uma “limpa”. Levaram o sacrário, microfones, ventiladores, mesa de som e toalhas. Diante do ocorrido, as missas estão suspensas até a reposição dos equipamentos furtados. Só Jesus na causa!

Viva o folclore

Turistas e moradores de Laranjeiras serão brindados, domingo próximo, com a apresentação anual dos Lambe-Sujos e Caboclinhos. Após a alvorada festiva, os Lambe-Sujos saem às ruas, fazendo muito barulho e “roubando” objetos que são guardados no “mocambo”, armado em praça pública. A festa começa cedinho, com o primeiro encontro do grupo dos negros na casa do rei. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *