A Secretaria da Saúde de Aracaju iniciará, nesta quinta-feira (20), a vacinar contra a convid-19 as crianças com 11 anos de idade sem comorbidade. Desde o último sábado (16), a vacinação está atendendo apenas crianças entre 5 a 11 anos com algum tipo de comorbidade e deficiência permanente – auditiva, visual, motora e mental. A imunização ocorre em oito Unidades Básicas de Saúde da capital. A expectativa da gestão da Prefeitura da capital é imunizar cerca de 8 mil crianças desta faixa etária. Nesta etapa, a administração também dará continuidade à vacinação das crianças a partir de 5 anos, com comorbidades.
A vacina padiátrica nas crianças com 11 anos sem comorbidades ou deficiência permanente estará à disposição dos pais, a partir de amanhã (20), nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Areia Branca). Nestes locais a imunização ocorrerá de 8h às 15h.
Para receber a primeira dose, o pai ou responsável deverá estar munido da carteira de vacinação da criança, documento de identificação, com foto, da criança e do responsável, comprovante de residência de Aracaju, além de um relatório médico atualizado com CID, assinado pelo médico. As crianças que fazem acompanhamento na rede municipal da capital e estão cadastradas no Prontuário Eletrônico, com a comorbidade descrita, não precisam apresentar o relatório.
A vacina contra a covid-19 em crianças não pode ser administrada junto com outro imunizante. Neste sentido, a recomendação do Ministério da Saúde é que haja um intervalo de 15 dias para administração do imunizante. Neste grupo, das crianças de 5 a 11 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose será de oito semanas.
No próximo sábado, (22), o atendimento ocorrerá, exclusivamente, nas UBS’s Ávila Nabuco (Luzia) e José Machado (Santos Dumont), das 8h às 13h. Já na próxima semana, de 24 a 28 de janeiro, a vacinação infantil volta a acontecer nas oito unidades básicas, das 8h às 15h.
Durante o fim de semana, as UBS’s Augusto Franco (no conjunto Augusto Franco) e Cândida Alves (bairro Industrial) também estarão abertas, das 7h às 19h, para atender pessoas com sintomas gripais. Nestas duas unidades, os usuários poderão ser atendidos por um médico clínico, fazer testagem para covid-19 e, caso necessário, fazer a retirada de medicamentos para a continuidade do tratamento em casa.