Polícia apreende anabolizantes em Aracaju
11 de julho de 2017
Rica, a culinária sergipana cativa por seus variados sabores
11 de julho de 2017
Exibir tudo

Waneska assume Saúde de Aracaju

Ao empossar Waneska, o prefeito Edvaldo Nogueira disse quer a saúde é prioridade do seu governo

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) empossou hoje a médica cardiologista Waneska Barboza como secretária da Saúde de Aracaju. Ela substituiu o médico André Sotero, que pediu exoneração no mês passado. Em seu discurso, o comunista reafirmou que a saúde é prioridade do seu governo. “Encontramos R$ 60 milhões em dívidas neste setor, dívidas com os fornecedores de remédios. Não é uma situação fácil, mas precisamos melhorá-la efetivamente, com foco no atendimento ao cidadão”, discursou.

O prefeito garantiu ainda que Waneska Barboza terá autonomia para conduzir a secretaria.  “A nova secretária está montando a equipe dela, para fazer um trabalho que dará resultados concretos. Ela tem autonomia e fará as alterações que considerar necessária. A gente só tem resultado assim. A Saúde é para a cidade, é um instrumento da sociedade. Temos desafios a enfrentar, mas estou otimista que superaremos os problemas, pois sabemos onde queremos chegar”, reiterou.

Waneska Barboza agradeceu o convite do prefeito e demonstrou alinhamento ao projeto que está em execução na administração municipal. “Encontramos na Saúde, ao chegar à prefeitura no início do ano, um cenário frustrante, com vários entraves, dívidas, subfinanciamento falta de planejamento em todas as esferas da secretaria. Encontramos uma secretaria com uma dívida mensal que beira os R$ 5 milhões, sem reajuste no repasse dos recursos do Ministério da Saúde desde 2010, com uma demanda da população muito grande, uma vez que quase 90% dos aracajuanos dependem da rede pública”, afirmou a secretária.

Ela pontuou que o seu trabalho será pautado pelo fortalecimento da atenção básica, reformulação dos processos, valorização dos servidores, respeito aos usuários e melhoria no acesso aos exames. “Iremos recuperar a confiança da população. Na verdade já tivemos uma situação pior. Quando recebemos a Prefeitura, tínhamos dificuldade com os fornecedores, mas, ao longo destes seis primeiros meses, quitamos dívidas, priorizando os medicamentos, que embora ainda não esteja em situação ideal, já houve melhora no abastecimento”, informou.

Perfil

Waneska de Souza Barboza é formada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, com especialidade em Cardiologia. É pós-graduada em Saúde, pela Universidade Federal da Bahia.  Ingressou nos quadros da Secretaria Municipal de Saúde em 2006, como emergencista. Foi 1ª Tenente-médico da Polícia Militar de Sergipe em 2006. Coordenou o SAMU e a Rede de Urgência e Emergência do município de Aracaju, assumindo ainda a Coordenadoria de Controle e Avaliação do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) da Secretaria da Saúde de Aracaju. É perita do INSS desde 2013. Em 2017, Waneska assumiu o cargo de Assessor Técnico da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte e foto: Ascom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *