

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, voltou a afirmar a estratégia da estatal de duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no Brasil por meio de unidades próprias, a exemplo da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Laranjeiras.
“Estamos considerando a hipótese de duplicar todas essas nossas fábricas, seja a Ansa, as Fafens ou a UFN-III, no Centro-Oeste”, afirmou a executiva.
Segundo a presidente, a estatal busca identificar oportunidades que conciliem disciplina de capital, retorno financeiro e contribuição ao desenvolvimento nacional. “Estamos considerando a hipótese de duplicar todas essas nossas fábricas, seja a Ansa, as Fafens ou a UFN-III, no Centro-Oeste”, afirmou a executiva.
A executiva destacou a elevada dependência brasileira das importações de fertilizantes e defendeu maior participação da Petrobras no abastecimento doméstico. O foco é o agronegócio, destacou a executiva.A localização da UFN-III representa uma vantagem competitiva.
Segundo Magda Chambriard, o Centro-Oeste concentra aproximadamente 40% da demanda nacional por ureia, o que permitiria reduzir significativamente os custos de transporte e ampliar a segurança de abastecimento do mercado doméstico. A ampliação da produção nacional de nitrogenados é uma das metas do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado pelo governo federal para diminuir a elevada dependência brasileira das importações.
Atualmente, o Brasil importa a maior parte dos fertilizantes consumidos internamente, tornando o setor vulnerável a oscilações de preços, restrições logísticas e tensões geopolíticas no mercado internacional.
Ao defender a retomada dos investimentos industriais, Chambriard afirmou que a Petrobras busca aproveitar experiências anteriores em grandes empreendimentos para evitar desequilíbrios no mercado de trabalho regional. “Quando começamos a trabalhar em obras de refinaria, plantas de fertilizantes e construção de termelétricas, nós nos preocupamos em não inflacionar o mercado para nós mesmos”, sublinhou.
Fonte: Rede CNN Brasil