

O senador Rogério Carvalho (PT) foi o vitorioso do Processo de Eleição Direta (PED 2025) do Partido dos Trabalhadores. A eleição ocorreu nesse domingo (6) e, além do senador, também disputaram a presidência da legenda o o filósofo Cássio Murilo e a vice-presidente da CUT, Carol Rejane. “Foi emocionante ver a militância comparecendo em peso. Essa vitória não é apenas minha, é do nosso coletivo, da força que vem das bases”, declarou, Carvalho.
A eleição ocorreu em 65 municípios e, até as 23h30 desse domingo (6), 90% das urnas já haviam sido apuradas, consolidando a vitória de Rogério Carvalho. A última parcial contabilizou 5.398 votos válidos ao parlamentar, de um total de 7.774 votos apurados para cargo de presidente estadual, evidenciando o apoio expressivo da base petista à sua candidatura. A apuração completa e resultado final deve ocorrer nesta segunda-feira (7)
Após o resultado parcial lhe dando a vitória, Rogério Carvalho afirmou que assumirá o comando do partido com o compromisso de fortalecer a organização interna, valorizar a militância de base e recolocar o PT como protagonista político em Sergipe. “Vamos reconstruir pontes, ampliar o diálogo com a sociedade e preparar o partido para os desafios que virão. O PT vai voltar a ser referência no nosso estado”, afirmou.
Camilo vence em Aracaju
O vereador aracajuano Camilo Daniel foi eleito presidente do PT de Aracaju: ele obteve quase 70% dos votos válidos. “Estamos muito felizes porque a nossa atuação em Aracaju é forte, comprometida com o povo e com a cidade. Essa votação expressiva demonstra o que a militância petista tem dito em todos os cantos de Aracaju: não vamos entregar o PT a Fábio Mitidieri”, afirmou Camilo Daniel, logo após o resultado.
Durante o processo, lideranças e filiados do PT denunciaram tentativas de setores ligados ao governo estadual de influenciar o resultado. Camilo foi enfático: “A nossa militância compareceu com garra, com consciência política, porque sabe que há setores interessados em tomar o controle do PT. Mas hoje, demos um recado claro: o PT não tem dono — o PT é do povo, dos trabalhadores e das trabalhadoras!”
Após a contagem dos votos, aliados de Camilo Daniel revelaram a vitória com quase 70% dos votos desmonta a narrativa de que seria uma disputa equilibrada. “Diziam que era uma disputa acirrada. Acirrada onde? A base respondeu nas urnas, com firmeza, unidade e esperança”, declarou o novo presidente municipal. Para o novo presidente, o momento agora é de renovação e construção coletiva. “Vamos oxigenar o partido, renovar as energias e caminhar rumo a 2026 com protagonismo total em Aracaju e em todo o estado. Viva o PT!”, concluiu.
Fotos: PT