Leia o resumo dos jornais desta quinta
18 de fevereiro de 2016
Sergipe tem crematório para animais de estimação
18 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Ninho alvoroçado

Para atender ao DEM, o PSDB deu uma rasteira no aliado PSC e jogou no olho da rua os agregados do senador Eduardo Amorim. De patinho feio ameaçado de expulsão do ninho, o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, foi transformado em tucano de lustrosa plumagem, recebendo a missão de se indicar candidato à reeleição na chapa encabeçada pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Para tomar o diretório aracajuano das mãos dos irmãos Amorim e entregá-lo de mão beijada a Machadão, o presidente nacional do partido, Aécio Neves, foi pressionado pelo cacique maior do DEM, Agripino Maia, o ex-governador Albano Franco (PSDB) e o filho deste, senador Ricardo Franco (DEM). Sentindo-se traído, o futuro ex-tucano Eduardo Amorim já decidiu que disputará a Prefeitura da capital, mesmo sabendo que não terá muito tempo no rádio e na TV para atacar o ex-aliado João Alves, agora um adversário a ser batido.

Cuspindo bala

Nem precisa dizer que o golpe de Aécio Neves em Eduardo Amorim deixou os aliados deste cuspindo bala. Entrevistado pelo Jornal da Cidade, o ainda presidente do diretório estadual tucano, Pedrinho Barreto, abriu o verbo: “Temos o PSC, o PTB, o PR e o PP. Para mim, esta atitude de João Alves jogou na lata do lixo qualquer possibilidade de aliança. O prefeito pode levar a sigla e o tempo de TV, mas não terá o voto do nosso grupo”. Aff Maria!

Mãos ao alto

Não esperem redução da violência com a mudança feita na cúpula da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe. O próprio ex-secretário Mendonça Prado garante que antes dele a criminalidade era bem mais aguda: “De 2008 a 2014 o número de assassinatos dobrou no Estado. Pegamos um foguete subindo para parar com a mão…”. E olha que antes de Mendoncinha a SSP era dirigida pelos delegados João Eloy e João Batista, que estão reassumindo hoje o comando da Segurança Pública. Portanto, deve continuar tudo como dantes quartel de Abrantes.

Juntos de novo

E os deputados estaduais Valmir Monteiro (PSC) e Gustinho Ribeiro (PSD) fizeram as pazes e vão marchar juntos nas eleições deste ano. O primeiro será candidato a prefeito e terá apoio irrestrito do jovem pessedista. No território dos Saramandaia a reaproximação dos dois Bole-Bole não causou surpresa, pois, segundo dizem, as desavenças públicas entre Valmir e Gustinho não passaram de conversa mole para enganar os trouxas. Homem, será?

Alguém sabe?

Como perguntar não ofende, a quantas anda a anunciada vistoria nas pontes existentes nas rodovias estaduais de Sergipe? A fiscalização foi prometida pelo governo estadual em maio de 2015, depois do desabamento da velha ponte de Pedra Branca, em Laranjeiras, deixando a Grande Aracaju sem água por quase 15 dias. Lembram?

Invasão das águas

Do internauta Julio Cesar Vieira Soares sobre a reação da Prefeitura de Aracaju contra nota desta coluna sobre a invasão das águas no bairro 13 de Julho: “A Emurb perdeu a oportunidade de ficar calada. É claro que uma obra daquele porte (o aterro de parte do rio Sergipe) não tem capacidade para aumentar a altura da maré. Para ocorrer isso, teria que ser feita uma obra na lua e no seu campo gravitacional, bem como na conformação e rotação da Terra. O que acontece é que o aterro está mudando o perfil de resposta, ou seja, uma maré de uma mesma altura será muito mais violenta que no passado, pois os bancos de areia estão aumentando e subindo!”.

Vira casaca

O Congresso promulga hoje a Proposta de Emenda à Constituição, abrindo espaço para o parlamentar trocar de partidos sem o risco de perder o mandato. A medida beneficia diretamente os pré-candidatos às eleições deste ano. A emenda abre a chamada janela partidária, um período de 30 dias após sua promulgação para quem tem mandato trocar de legenda. A expectativa é que a janela resulte em mudança expressiva no quadro partidário do Congresso Nacional.

Feriado nacional

E se depender de forrozeiros como Alcymar Monteiro, Genival Lacerda e outros famosos do Nordeste, o dia 14 de junho, dedicado a São João, será feriado nacional. Representando os nove estados nordestinos, cantores de forró levaram a reivindicação aos ministérios do Turismo e da Cultura. Atualmente, o São João é feriado em alguns estados, como Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba.

Sacanagem

Alguns postos de combustível em Aracaju só aceitam cartão de crédito se o suplicante concordar em comprar gasolina aditivada, um pouco mais cara do que a comum. Outros postos vão mais além e depois das 22 horas alegam só dispor do combustível aditivado. Será que essa sacanagem tem cobertura legal?

Menos suja

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) disse esperar que a proibição do financiamento empresarial a partidos e candidatos assegure eleições mais limpas agora em 2016. Segundo ele, o mecanismo de financiamento eleitoral por empresas era uma fonte permanente de escândalos e ilegalidades. O senador sergipano alerta que o poder político deve sempre ter em vista o bem comum, não podendo ceder às “cobranças” de doadores. Tá certo!

E o BRT?

O vereador e deficiente visual Lucas Aribé (PSB) não esconde a contrariedade com a recente afirmação do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), de que só os cegos não enxergam o BRT. “Ele agrediu toda a população, principalmente as pessoas com deficiência visual. Eu mesmo já marquei uma cirurgia para ver se enxergo esse Bus Rapid Transit, o tal BRT”, brincou Lucas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *