Multa de 10% do FGTS já era
1 de janeiro de 2020
Pesquisa só pode ser divulgada se for registrada no TRE
1 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Você já comeu inseto? Nem tanajura na gordura?

Tanajura na gordura vai muito bem com cerveja ou cachaça

Um dos insetos comestíveis mais comuns no Nordeste é a formiga tanajura. A iguaria é típica das áreas rurais, e cai ao vento em períodos chuvosos. Para muitos, tem gosto que lembra o camarão. É servida torrada, também é ingrediente de farofa e pode ser consumida como se fosse amendoim.

A tanajura é a fêmea da formiga saúva, ou de roça, do gênero Atta. Elas dão o sinal de inicio do inverno. Saem após as primeiras chuvas para se reproduzirem e vão para o chamado “voo nupcial”. Acasalam no ar, depois caem e vão formar novos formigueiros.

Ao deixarem seus ninhos, saindo por entre bananeiras e até de frestas da calçada, as tanajuras são apanhadas por um bando de crianças e terminam com as bundinhas torradas em óleo ou banha de porco. Uma delícia! Em Sergipe, o consumo de tanajura na gordura foi drasticamente reduzido depois de alguns incidentes com defensivos agrícolas colocados nos formigueiros. Em Pernambuco e na Paraíba a iguaria é vendida nas feiras livres, sendo muito apreciada por turistas.

Um relatório de 200 páginas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, conhecida pelas iniciais em inglês FAO, sugere o consumo de insetos na alimentação humana, de animais e também na pecuária. O elevado teor de proteínas e minerais, bem como a proteção ao meio ambiente estão entre os benefícios.

O biólogo Altielys Magnago explicou que estão nesse grupo as formigas (tanajuras), gafanhotos, mariposas, o besouro do coqueiro, abelhas, tenébrios, bicho-da-seda, dentre outros.De acordo com ele, os insetos são ‘parentes’ dos camarões e das lagostas, se comparados na escala de proximidade das espécimes no Reino Animal. Ele indicou que, além da Atta sexdens e da Atta cephalotes, outras formigas bastante consumidas no Basil são: Atta laevigata, Atta bisphaerica, Atta opacipes e Atta capiguara.

“Há relatos de mais de 1.400 espécies de insetos que são consumidos na alimentação, e destes, os campeões são os besouros. De cada 10 animais, oito são insetos, e destes, cinco são besouros. Apenas o exoesqueleto dos insetos não é aproveitado pela digestão humana, mas todo o resto é bastante nutritivo”, revela Magnago.

Segundo ele, quatro larvas de mariposa têm aproximadamente o mesmo teor de proteína que 250 gramas de Filé Mignon. O teor protéico da formiga cortadeira tem 45% de proteína contra 23% do frango e 20% do boi se comparados os três nas mesmas proporções. Insetos também são ricos em gordura insaturada, minerais e vitaminas. “A quantidade desses nutrientes varia em função da dieta do inseto, se é à base de raízes, folhas, troncos ou seiva”, comentou o biólogo.

Preparo dos pratos

A tanajura pode ser preparada de várias formas. A mais comum, é torrar a formiga com óleo ou manteiga e sal, como se fosse amendoim. Outra maneira é separando as pernas e a cabeça, utilizar o abdômen, refogado com alho, cebola, acrescentar farinha de mandioca e levar tudo ao fogo até formar uma paçoca ou farofa. Comer a formiga de abdômen avantajado é algo tão comum que o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) incluiu a degustação de insetos no curso que oferece sobre sabores asiáticos.

Fonte: Espaço Ecológico. (Crédito/calungacprderosa)

 

Compartilhe:

1 Comment

  1. Jonathas disse:

    Vcs teriam dados específicos de nutrientes dessa iguaria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *